Dicas de decoração de interiores

Decorar um ambiente não é tão simples quanto parece. Para que tudo fique sofisticado, elegante e harmônico, é preciso pensar muito bem em todos os detalhes. Até mesmo de forma inconsciente, todos se preocupam com a decoração do lugar onde estão, ainda mais em ambientes residenciais ou empresariais, onde o tráfego e convívio das pessoas naquele espaço é alto.

decoracao-de-interiores-vidros

Um erro muito comum é pensar que decoração de interiores remete apenas a objetos, ainda mais quando o acúmulo de muitos detalhes que faz com que o ambiente fique poluído. Contudo, para que todos os elementos combinem, é preciso pensar em tudo: desde as coisas mais primárias, como cores de parede, piso e janelas, até a posição do vaso, do quadro e do espelho.
Para que erros sejam evitados e você consiga um ambiente harmônico e aconchegante, veja algumas dicas de decoração de interiores que nunca falham:

Escolha a melhor cor
A escolha da cor é fundamental para um equilíbrio no ambiente todo, pois ela tem o poder de transparecer sensações. Por exemplo, o vermelho é uma cor quente, estimulante e motivadora, enquanto o azul é uma cor fria que traz a sensação de calmaria e tranquilidade. Ambas são boas opções, mas devem ser usadas com muito cuidado.

Quando utilizado em excesso, o vermelho pode causar calor e a sensação de aumento de peso; já o azul, frio e distanciamento.

Móveis funcionais e modernos
Os móveis são fundamentais para trazer ao ambiente identidade e personalização. No caso de uma empresa, a identidade é muito importante para que todos os colaboradores se sintam bem e motivados para sempre alcançar a máxima da produtividade.

Assim como a sala de uma casa, o ambiente corporativo tem a função de apresentar a empresa. Opções como móveis de madeira e de vidro são as mais cobiçadas. Mesas de madeira são mais clássicas e sofisticadas, enquanto mesas de vidro temperado e divisórias de vidro insulado são boas escolhas para quem quer trazer sofisticação e modernidade ao ambiente.

Use e abuse da iluminação natural
Segundo arquitetos, a iluminação natural é sempre a melhor opção. Então, use janelas e portas de vidro para ajudar a incidência de luz no ambiente interno, direta ou indiretamente. Outra opção é sempre se lembrar dos espelhos decorativos. Apesar de serem objetos estéticos, eles ajudam a refletir a luz natural para o ambiente.

Uma boa escolha para ambientes corporativos é utilizar vidros nas fachadas, portas e janelas. Vidros temperados e vidros laminados são sempre muito indicados para esses tipos de aplicação. No caso de tetos de vidro, garantir a facilidade de limpeza e manutenção também está aliada à transparência e iluminação. Neste caso, então, o vidro autolimpante é ideal.

Aproveite acessórios nos espaços vazios
Ter espaços vazios ajuda a equilibrar o ambiente corporativo e traz uma sensação de organização. Mas vazios demais trazem a sensação de que algo está faltando. Opte por acessórios simples e funcionais para os colaboradores da empresa ou até mesmo para sua família, dentro de sua casa.

Principalmente em ambiente corporativos, opte sempre por móveis e acessórios funcionais para que o espaço não fique pesado e ajude os colaboradores a se sentirem mais confortáveis.

Utilize espelhos pelo ambiente
Espelhos também pode servir para decorar e ampliar o ambiente. São ótimas opções para paredes muito vazias, por exemplo. Pensar em espelhos decorativos garante a sensação de ampliação do ambiente e ainda ajuda a refletir a sua luz natural.

Molduras ou não, a decoração com espelhos deve seguir a identidade do ambiente e ajuda a proporcionar um lugar mais confortável e moderno.

Compartilhe:

Comentários