Otimização de processos internos: 5 dicas para aumentar as vendas da sua vidraçaria

É claro que a qualidade dos seus produtos é essencial, assim como oferecer um bom custo-benefício para os seus clientes. Mas mesmo com vidros e espelhos de alto nível, o sucesso de uma vidraçaria não é garantido. Construir uma base sólida e crescente de clientes demanda muito esforço, capacidade administrativa e, acima de tudo, organização. Seja controlando o estoque, monitorando as entregas ou melhorando o atendimento ao cliente, é preciso cuidar com carinho dos seus processos internos. Por isso, a Divinal listou 5 pontos importantíssimos para uma vidraçaria poder organizar sua administração e aumentar suas vendas:

dicas-para-vidracaria

1 – Mapeamento dos processos atuais e construção de fluxos de trabalho

Produção, controle de estoque, monitoramento de entregas, atendimento ao cliente, SAC, equipes comerciais… Sejam empresas de pequeno, médio ou grande porte, todas trabalham com uma quantidade considerável de processos em seu cotidiano. E como cada um deles passa pelas mãos de inúmeros setores em pouco tempo, a possibilidade de erros e falhas na comunicação aumenta. Por isso, é crucial para qualquer vidraçaria mapear todos os seus processos detalhadamente e manter um controle rígido de cada um deles e seus envolvidos. A partir daí, é hora de construir os fluxos de trabalho, modificando o que é necessário, eliminando focos de problemas e acabando com perdas de tempo. Assim, todas as operações da sua empresa serão otimizadas e, com certeza, sua produtividade aumentará.

2 – A tecnologia pode ser uma poderosa aliada

No mundo de hoje não tem mais como fugir da tecnologia. Ela já é parte integral do nosso dia a dia, através de smartphones, tablets e notebooks. Na vida profissional, softwares cada vez mais avançados se tornaram grandes facilitadores e as indústrias estão cada vez mais automatizadas. Com tanta evolução, o melhor a fazer é utilizar a tecnologia a seu favor. Os sistemas de gestão empresarial, cada vez mais avançados, são essenciais para o sucesso de uma vidraçaria, pois ajudam a criar fluxos de trabalho muito mais consistentes e organizados e podem dar uma nova cara aos processos da sua empresa.

3 – Acompanhe cada etapa das entregas

Do recebimento do pedido à entrega propriamente dita, existem muitas etapas que precisam estar integradas e muito bem alinhadas. Qualquer falha de comunicação pode atrasar a liberação do pedido, assim como eventuais problemas com o controle do estoque. E pode acreditar: cliente nenhum gosta de esperar à toa. Num ambiente competitivo que exige agilidade, você precisa acompanhar cada etapa e cada detalhe de suas entregas, do começo ao fim. Isso evita perda de tempo, insatisfação do seu público e desperdício de dinheiro.

4 – Prepare a sua equipe para eventuais mudanças

Tudo bem, automatizar processos e reestruturar seus fluxos de trabalho são excelentes medidas. Mas nenhuma transição dá certo sem estudo, informação e uma preparação adequada. Antes de sair implementando mudanças pela sua vidraçaria, faça treinamentos, comunicados, workshops, reuniões, campanhas internas e tudo mais que for necessário para preparar a sua equipe e deixá-la a par das mudanças. Assim, todos os colaboradores se sentirão muito mais confortáveis com os novos fluxos de trabalho e você elimina possíveis erros e falhas de comunicação durante a transição.

5 – Sempre monitore seus resultados

Por último, após mudanças e reestruturações, é crucial saber se os resultados esperados estão aparecendo. Sendo assim, é preciso monitorar o desempenho da sua vidraçaria constantemente, para compreender o que está funcionando e por que algumas mudanças não surtiram o efeito desejado. Compare seus indicadores com os dados setoriais e mundiais do seu ramo, aja com pró-atividade e mantenha o foco nos resultados. Nem sempre, mudanças vão funcionar de cara e cabe a você apertar alguns parafusos, aprimorar alguns pontos e promover melhorias.

Estes são alguns passos importantes para vidraçarias que desejam caminhar rumo ao sucesso administrativo. Organização é absolutamente fundamental para obter sucesso nesse ramo e a chave para isso é simplificar seus processos e fluxos de trabalho ao máximo. Analise o desempenho do seu negócio, comece a mapear seu funcionamento detalhadamente e comece a implementar melhorias! Os resultados podem ser fantásticos.

Compartilhe:

Comentários