Crescendo no mercado: 5 dicas para fortalecer a sua vidraçaria

O setor vidreiro cresce consideravelmente no Brasil. A cada mês, novas empresas surgem e a concorrência aumenta bastante. E exatamente por isso é crucial fazer com que sua vidraçaria se destaque no mercado, por meio de uma gestão diferenciada e oferecendo produtos de qualidade. Por isso, a Divinal vai te dar 5 dicas importantíssimas para alcançar o sucesso nessa área tão concorrida:

dicas-para-vidracaria

1 – Fique atento às normas técnicas

É inevitável. Quem não respeita as normas técnicas para transformação e aplicação de vidro na construção civil acaba cometendo erros e perdendo credibilidade, podendo inclusive ser autuado pelos órgãos competentes como corpo de bombeiros e/ou CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Muitos condomínios têm passado a exigir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para instalações de vidros em suas dependências.
Além disso, respeitar os requisitos como, por exemplo, da norma ABNT NBR 7199, para aplicação de vidros, garante a segurança dos clientes, porque ela regulamenta o projeto, a execução e a aplicação dos vidros na construção civil. Por isso, é essencial conhecer a norma e seguir os requisitos e as recomendações, para processos de fabricação e instalação mais seguros e eficientes.

2 – Ofereça produto de qualidade

Um dos problemas do mercado vidreiro é a falta de conhecimento técnico, tanto do processo de produção, quanto do material em si. Muitos profissionais não sabem como funciona a fabricação e acabam vendendo produtos comuns e de baixa qualidade. Além disso, inúmeras empresas da área não trabalham com vidros diferenciados, justamente pela falta de conhecimento do material e do mercado. Isso é um erro. Por mais que o vidro comum seja mais rápido de ser fabricado, a procura por outras categorias é enorme.

3 – Saiba quais são as tendências do mercado

O mercado de vidros tem evoluído com muita velocidade. A cada ano, surgem novos produtos e o consumidor tem cada vez mais opções de compra, além do fato de que ele está cada vez mais informado sobre o que está disponível e o que é novidade. Um bom exemplo é o vidro de proteção solar, que regula a passagem de luz e oferece mais conforto térmico. Outra tendência é o vidro autolimpante, sucesso absoluto em projetos externos. Por isso, é importantíssimo que a sua vidraçaria esteja a par das principais tendências e novidades no mercado.

4 – Tenha uma logística eficiente

O vidro é um material frágil e não é nada fácil armazená-lo e transportá-lo. Por isso, a lista de equipamentos utilizados é longa: carrinhos, ventosas, equipamento de proteção individual, cavaletes, carros apropriados… Gerenciar a logística de uma vidraria envolve uma série de fatores e, por esse motivo, merece atenção especial diferenciada. Lembre-se sempre: quem tem um processo de estoque e entrega eficiente cria vantagem competitiva no mercado.

5 – Invista em conhecimento

Gerenciar uma vidraçaria envolve uma série de disciplinas como toda empresa, desde a fabricação do vidro em si até o gerenciamento de estoque, passando por logística, finanças, RH, entre outras. Por isso, é importantíssimo investir em conhecimento. Além de contratar profissionais especializados, é essencial capacitar seus colaboradores. Invista em treinamentos, workshops, cursos e tudo o que possa agregar conhecimento e melhorar sua empresa como um todo.

Essas são boas dicas para melhorar a gestão da sua vidraçaria. Vale ressaltar: em um mercado cada vez mais concorrido é essencial criar vantagem competitiva e sair na frente das outras empresas. Cuide da sua vidraçaria com carinho e se dedique ao planejamento das suas ações. Com certeza isso vai lhe render bons resultados!

Compartilhe:

Comentários