Cinco usos criativos do vidro na arquitetura ao redor do mundo

Arquitetos e urbanistas buscam cada vez mais maneiras de se inovarem e destacarem seus projetos diante da selva de pedra na qual nossas cidades se transformaram e o vidro por ser um forte aliado nessa empreitada

 

Você já deve ter visto pisos de vidro em alguns edifícios, paredes inteiras e até mesmo tetos transparentes. Mas o uso do material na arquitetura pode ir muito além dos usos tradicionais e tornar quaisquer espaços em projetos bastante inovadores se o arquiteto u urbanista tiver criatividade.

E justamente com o intuito de inspirar arquitetos, urbanistas, designers e amantes do vidro, a Divinal Vidros separou alguns empreendimentos interessantes e envidraçados!

Um departamento de Saúde na Espanha: arte abstrata

Os arquitetos do escritório Coll-Barreu Architects se inspiraram no museu escultural Gehry’s Guggenheim. O edifício foi todo estruturado em metal, no qual se inseriu vidros angulares, criando um formato bastante orgânico.

ssgv10-3

Um centro de esportes e lazer na França: luz + vidros

O espaço idealizado pelo escritório Koz Architects parece até uma pintura se visto de longe e à noite. Os arquitetos optaram por revestir todo o prédio com vidros coloridos de tons distintos e complementares. Com o uso de jogo de luzes foi possível dar diferentes efeitos a partes da fachada. O edifício ganhou uma estética própria.

Artigo vidro inspiração arquitetura 2
Foto promocional

Um Café na Turquia: o rústico encontra o delicado

Ao usar estruturas metálicas rústicas, os arquitetos do escritório Autoban Architects conseguiram dar toques de delicadeza ao preenchê-las com vidros. O lugar foi transformado em uma espécie de concha envidraçada de metal e, ainda que seja possível ver tudo o que se passa dentro do Café, foi possível dar ares intimistas ao espaço. Mesmo dentro de um shopping, o lugar se diferencia de quaisquer lojas do entorno.

Artigo vidro inspiração arquitetura 3
Foto promocional

Um escritório de arquitetura na Espanha: em contato com a natureza

Imagine trabalhar no meio da floresta, tendo visão completa dos arredores, mas sem os desconfortos de se estar na mata. Os arquitetos do escritório Selgas Cano criaram um efeito de cápsula para o espaço onde trabalham com seus colaboradores. A transparência impressa pelo vidro começa do teto e se estende até uma das paredes.
Artigo vidro inspiração arquitetura 4
Foto de Iwan Baan

Um teatro na China: imponência de vidro

Titânio e vidro, esses são os principais materiais que compõem a gigantesca cúpula do Grande Teatro da China. Com 5.452 assentos, o lugar comporta ópera, teatro e um hall de música. O arquiteto Paul Andreu decidiu posicionar o monumento no meio de um lago artificial, o que dá um efeito espelhado à estrutura.
Artigo vidro inspiração arquitetura 5
Foto promocional
Essas são só alguns exemplos de como o vidro pode tornar um prédio, uma casa, em um espaço mais bonito e repleto de originalidade. A Divinal Vidros acredita muito nisso e justamente por essa razão está há 63 anos produzindo vidros de alta tecnologia, capazes de fazer toda a diferença na hora de arquitetos e urbanistas colocarem sua criatividade em prática.

Compartilhe:

Comentários