Como funcionam os vidros de proteção solar?

O vidro de proteção solar é um item cada vez mais adotado por arquitetos, engenheiros e decoradores em diferentes tipos e tamanhos de obras.

foto_destaque

 

Diminuição do calor no ambiente, controle da entrada de luminosidade, conforto térmico, elegância, privacidade… As vantagens dos vidros de proteção solar são várias e por essas e outras são tão procurados por arquitetos e engenheiros para obras de todos os tipos e tamanhos. Não é por acaso que eles também são conhecidos como vidros do futuro. E tão interessante quanto às características únicas desse produto é saber como ele funciona. Afinal, como é o processo de fabricação de um vidro que oferece proteção solar? Como acontece o bloqueio de luz e calor?

Quanto à fabricação, ela não está tão distante assim dos vidros comuns. A grande diferença é que, durante o processo, são adicionados óxidos ou sais, que podem ser metálicos ou não. Essas substâncias se unem ao material como uma tatuagem e não desbotam ou desprendem com o tempo. Quando aplicadas, trazem ao vidro a capacidade de refletividade parcial, regulando a entrada de luz no ambiente.

Para explicar como o vidro de proteção solar funciona, precisamos falar sobre o sol, responsável por irradiar calor e luz na Terra. Com isso será possível estabelecer as três maiores características do vidro de proteção solar: absorção, transmissão e reflexão.

O vidro de fachadas e janelas absorve uma parcela desse calor.  O calor da absorção esquenta o vidro e a temperatura do material também é transmitida tanto para dentro quanto para fora do ambiente. E quanto mais ele absorve e reflete, menos calor entra. Portanto, quanto mais refletivo ou espelhado o vidro é, menor será a temperatura do ambiente interno.

A soma do calor que passa direto através do vidro e o que é retransmitido por ele é chamada de Fator Solar (FS). Por exemplo, se um produto tem o FS de 40, isso significa que ele barra 60% do calor que entraria no ambiente.

ilustracao

Além dos benefícios dos óxidos adicionados a eles, os vidros de proteção solar conseguem barrar até 99,6% dos raios UV quando são laminados. Impressionante, não? E além de tudo isso, o material também é considerado ecologicamente correto, uma vez que reduz o uso de ar-condicionado e ajuda na economia de energia elétrica.

Ao conhecer sua fabricação, funcionamento e vantagens, dá para entender porque os vidros de proteção solar são chamados de vidros do futuro. Com desempenho impressionante e características únicas, eles são cada vez mais utilizados em obras de todos os tipos e a demanda por seu uso promete aumentar ainda mais. Quer conhecer mais de perto os vidros de proteção solar? A Divinal Vidros conta com uma linha completa de vidros de proteção solar refletivos e neutros, excelentes pedidas para qualquer obra.

Compartilhe:

Comentários