Vidros temperados: evite o mau uso e aproveite o material ao máximo

Nem o mais forte dos vidros resiste ao mau uso por muito tempo. Por isso, é crucial saber qual é a maneira apropriada de utilizá-los

 

porta-de-vidro

Muito resistente, o vidro temperado é considerado de segurança, já que estilhaça em pequemos fragmentos, o que diminui o risco de acidentes. Recentemente, a ABRAVIDRO publicou algumas informações referentes à ultima atualização da norma NBR 7199Vidros na construção civil e ABNT NBR 14698 – Vidro temperado.

Com base nas duas normas citadas acima, aqui estão algumas instruções essenciais para que vidraceiros conheçam mais a fundo o material e saibam como instruir melhor os clientes que adquirirem o vidro temperado.

Quinas vivas

02

A norma determina que o ângulo da peça deve ser sempre maior ou igual a 30°. A quina da peça deve ser arredondada com um raio igual à metade da espessura do vidro. Para facilitar, basta seguir a fórmula: raio da quina = e ÷ 2.

Furações

01

– Furos muito próximos entre si ou das bordas: para furos com diâmetro de até 80 mm, a distância do início do furo até a borda e entre os furos deve ser maior ou igual a duas vezes a

04

 

– Furo de canto, feito muito próximo à quina: nesse caso, a distância mínima da quina até a borda do furo, na diagonal, deve ser maior ou igual a seis vezes a espessura do vidro.

– Diâmetro mínimo para furos em vidros temperados: para furos em vidros temperados, o diâmetro do furo deve ser maior ou igual à espessura do vidro.

Recortes

05

Segundo a norma, recortes retangulares ou quadrados devem estar inscritos num círculo, sempre respeitando as limitações técnicas. Um recorte retangular, por exemplo, nunca deve ter ângulos retos devendo obedecer aos requisitos de segurança raios internos maiores ou iguais a 20mm.

o seguir essas recomendações na aplicação, é possível preservar o vidro temperado e suas características por muito mais tempo, mitigando-se os inerentes de qualquer instalação de vidros.

Para conhecer os rigorosos testes pelos quais o material passa, assista ao vídeo:

E se quiser conhecer alguns modelos de vidro temperado, acesse o site da Divinal.

Compartilhe:

Comentários