AS DIFERENÇAS ENTRE VIDRO COMUM, TEMPERADO E LAMINADO.

Vidro é tudo igual? Não, não. Pelo contrário. O vidro é um material muito versátil e cada um deles possui características próprias, definidas nos processos de fabricação, que os tornam um dos materiais mais utilizados em diversas indústrias.

 

vidro-comum-temperado-laminado

Com o surgimento de novas técnicas de produção, existe hoje uma grande quantidade de tipos de vidros no mercado, cada um com propriedades exclusivas como, por exemplo, os vidros laminados e os vidros temperados, amplamente utilizados no mercado de construção civil.

E para você entender um pouco mais sobre o assunto, confira agora mesmo as diferentes características do vidro comum, do vidro temperado e do vidro laminado.

AS CARACTERÍSTICAS

VIDRO COMUM

O vidro comum é transparente, liso, duro e impermeável e sua fórmula serve como base para a criação de outros tipos de vidros. Apesar de suas boas qualidades, possui baixa resistência mecânica, além de ser mais frágil e quebradiço que outros tipos de vidros.

VIDRO TEMPERADO

Cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que um vidro comum com espessuras semelhantes, o vidro temperado é considerado um vidro de segurança. Por ser mais resistente, pode ser utilizado em aplicações estruturais autoportantes sem a necessidade de caixilhos.

O tratamento térmico de têmpera consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico) para ser resfriado bruscamente. Com esse tratamento, o vidro temperado passa a ser mais resistente à flexão e passa a suportar diferenças de temperaturas de até 200ºC.

VIDRO LAMINADO

Também considerado um vidro de segurança, o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro, unidas por uma ou mais camadas intermediárias de PVB (polivinil butiral) e, por essa razão, é mais resistente a impactos.

Além de aumentar a resistência a impactos, a película plástica de PVB também tem a função de filtrar em 99,6% os raios ultravioleta, responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos. Os laminados possuem também uma característica de redução de ruídos, através do amortecimento das vibrações sonoras pela camada de PVB.

Agora que você já conhece as características desses três tipos de vidros é possível atestar que o vidro laminado e o vidro temperado são os mais indicados em questão de custo benefício, pois possuem características únicas que vão transformar a sua obra.

E caso você esteja procurando o vidro ideal para a sua obra, seja ela de pequeno ou grande porte, você pode conferir todos os modelos e formatos que a Divinal Vidros oferece para você neste link.

Compartilhe:

Comentários