Como é feita a fabricação dos vidros?

Muitas vezes nós não paramos para pensar em como são feitas algumas coisas que estão presentes no nosso dia a dia, e com os vidros não é diferente. E pensando nessa questão, hoje você vai descobrir um pouco mais sobre o processo de fabricação de vidros

componentes do vidro4

COMO É FEITA A FABRICAÇÃO DE VIDROS?

  1. O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas que são facilmente encontradas na natureza. O primeiro passo é juntar essas matérias-primas: 72% de sílica, 14% de sódio, 9% de cálcio e 4% de magnésio, 0,7% de alumina e 0,3% de potássio.
  2. Todos os materiais são misturados e são enviados para um forno industrial capaz de atingir temperaturas de até 1600 o
  3. Ao retirar o material do forno, a massa do vidro é despejada no banho float, um recipiente de 15 cm de profundidade cheio de estanho. Por ser mais denso que o vidro, o estanho faz com que a massa flutue (daí vem o nome banho float), mais ou menos como o óleo flutua na água. Dessa forma o vidro fica completamente plano.
  4. Ainda dentro da câmara do banho float, roletes fazem com que o vidro ande mais rápido ou devagar, e a velocidade desse processo é que define a espessura que esse vidro terá.
  5. Após passar pela etapa do banho float o vidro é enviado para uma câmara de recozimento, onde ele é resfriado lentamente até 250 oC com a ajuda de sopradores para acelerar o processo.
  6. Com a temperatura mais amena, os vidros são colocados em esteiras ao ar livre para continuar o processo de resfriamento, evitando a quebra do produto no momento do corte.
  7. Com o vidro já resfriado, é hora de fazer uma inspeção. Um scanner especial é utilizado para detectar falhas na massa (impurezas e bolhas de ar) e também analisa a cor do vidro. Aqueles que não apresentam defeitos são cortados em chapas, e os defeituosos são levados para recomeçar o processo.

É possível também de utilizar cores, mudar o formato do vidro, dentre outras possibilidades. Trabalhar com vidros é ter um leque grande de opções para se adequar a cada situação.

E caso você esteja procurando os melhores vidros para sua obra ou para sua casa, não deixe de entrar em contato com a Divinal através do nosso site e fazer a sua solicitação.

Compartilhe:

Comentários