Como um bom vendedor de vidro deve se portar?

Seja qual for o setor, todos os clientes possuem grandes expectativas com relação ao atendimento prestado pelos vendedores e empresas. Eles buscam cada vez mais agilidade e praticidade para tomadas de decisões no menor tempo possível, e para que isso aconteça, é preciso ter uma equipe de vendas muito bem qualificada.

vidros-divinal

No setor vidreiro, o vendedor precisa de uma capacitação um pouco maior, já que ele é obrigado a saber diversas informações técnicas, e o que cada uma delas quer dizer para poder explicar ao cliente, dentre outras qualidades.

Confira agora as principais técnicas que são utilizadas para que vendedores se deem bem:

Estude e conheça bem os produtos

Qualquer bom vendedor deve conhecer a fundo os produtos que irá oferecer ao cliente. Essa é uma forma de poder cativar a venda, ressaltando as qualidades do produto e fazendo comparações diretas com as necessidades do cliente.

Para o vendedor de vidro é necessário saber os tipos de vidros vendidos, suas características, aplicações, e toda informação técnica que poderá ajudar você a concluir a venda.

Quanto mais você explicar sobre o produto, maior a chance de o cliente decidir levar.

Boa comunicação

É fundamental para um bom vendedor saber se comunicar, abordar o cliente da maneira correta, entender suas necessidades e propor a melhor solução para a situação apresentada.

Mas a comunicação não se restringe à fala. Ela representa todo um conjunto de fatores, como a maneira de falar, sua vestimenta, seus gestos, etc.

Quando você consegue equilibrar esses itens é capaz de estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente, conquistando uma abertura maior para pensar em outras propostas que você poderá oferecer no decorrer da compra.

Ética acima de tudo

Em qualquer setor da sociedade, levar vantagem sobre outra pessoa é considerado abuso. E muitos vendedores esquecem de um princípio básico das vendas, que é a ética com o seu cliente.

Muitas das vezes o produto mais caro não é a solução ideal para a necessidade de quem está comprando, então é preciso ficar atento, assim como o prazo de entrega prometido deve ser respeitado, entre outras situações acordadas que devem ser respeitadas.

Haja sempre com transparência para não fornecer uma experiência negativa aos seus clientes.

Organização

Não adianta possuir uma série de clientes se você não tem seus contatos organizados de uma forma que possam otimizar o seu trabalho de prospecção, por exemplo. A ideia é sempre manter uma base de dados dos seus clientes para futuros contatos e trabalhar o seu pós-venda da melhor maneira possível.

Fidelizar

Quando você propicia uma experiência positiva para o seu cliente, ele tende a retornar para comprar sempre com você. Seja pelos benefícios, pelo preço, ou até mesmo pelo atendimento, você conseguirá fidelizar um novo cliente.

Com essas dicas você poderá se dar bem como vendedor de vidros e identificar toda a qualificação da equipe que uma vidraçaria poderia ter.

VIDRO É COM A DIVINAL

Dê uma cara diferente ao seu projeto com os produtos da Divinal. Acesse www.divinalvidros.com.br e confira nosso catálogo de produtos.

Compartilhe:

Comentários