Quais os cuidados que devemos tomar ao instalar vidros de grandes dimensões?

Manusear vidros de grandes dimensões pode ser um trabalho muito complicado. Devido ao dimensional da peça, os cuidados por vezes precisam ser redobrados, exigindo inclusive a utilização de ferramentas que possam auxiliar no processo de instalação e transporte desses vidros.

 

vidro-laminado-divinal

 

E para que nada dê errado, nós separamos algumas dicas para aqueles que trabalham com este tipo de produto:

Cuidado com o Excesso de Peso

Vidros de grandes dimensões jamais devem ser manuseados diretamente por pessoas. É preciso utilizar maquinários que possuam ventosas especiais para esse tipo de vidro.

Atualmente, existem empresas especializadas em transportes e instalação desses tipos de vidro.

O equipamento ideal

Os equipamentos ideais englobam guindastes, empilhadeiras, caminhões equipados com braços articulados e ventosas. Estes equipamentos precisam possuir bombas de dupla sucção, amortecedores, sistema de regulagem dos braços e uma linha de pressurização em paralelo.

Atendendo esses requisitos, seu maquinário é o ideal para manusear os vidros durante a instalação, observando todos os cuidados necessários no processo.

Protegendo o Patrimônio

Uma única peça de vidro de grande dimensão dependendo da composição do produto o alto valor agregado envolvido em todo processo nos remete a pensar sobre o impacto do investimento no custo total da obra, então é preciso tomar cuidados no armazenamento, transporte e manutenção do vidro. Utilize estruturas adequadas que possam receber o vidro sem causar arranhões, pequenas trincas nas bordas, acumulo de poeira, umidade excessiva e etc.

Observe a segurança da Equipe

Todos aqueles que estão envolvidos na instalação de vidros com atenção especial nos vidros de grande porte devem estar utilizando os equipamentos de proteção individual adequados, como capacete, luvas, botas e óculos de segurança.

Caso o trabalho esteja sendo desempenhado em altura, é preciso adequar os EPIs para garantir a segurança do trabalhador.

Projetos Especiais

Todas as ferragens utilizadas nos projetos devem ser avaliadas, assim como as medidas das juntas, sempre considerando as dimensões e o peso de tudo, vidro, estrutura e possíveis cargas adicionais.

De olho da NBR 15737

Para realizar o cálculo da junta necessária para a colagem estrutural do vidro quando este for o caso, nós devemos seguir os requisitos da norma ABNT NBR 15737, que aborda os requisitos para os perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial e a colagem de vidros com selante estrutural. De acordo com esta norma você deverá considerar diversos fatores para realizar o cálculo corretamente, garantindo assim a segurança e conformidade do projeto.

Quer mais novidades sobre vidros em geral? Fique por dentro do Blog da Divinal, e aproveite também para conhecer nossos produtos e fazer um orçamento para o seu projeto. Acesse www.divinalvidros.com.br

Compartilhe:

Um Comentário - Escreva um comentário

Comentários