O papel dos vidros na arquitetura sustentável

Ao mesmo passo que a tecnologia de fabricação de vidros evoluiu, as empresas também evoluíram e começaram adotar cada vez mais processos sustentáveis no seu dia a dia, sempre pensando em uma melhoria no ambiente de trabalho e na redução de custos.

 

Por isso a utilização do vidro no mercado da construção civil atualmente vai além da estética. Ela passa pela funcionalidade, transformando projetos comuns em projetos de arquitetura sustentável, tudo graças às características dos vidros utilizados na obra, que podem reduzir o calor no ambiente, gerar economia de energia e até diminuir o consumo de água.

Consideramos o vidro um material sustentável por conta do seu processo de produção, já que ele é 100% reciclável, podendo ser completamente reutilizado em outro processo produtivo.

Graças a todos esses benefícios a Divinal Vidros preparou uma lista com os principais vidros utilizados em construções sustentáveis e um pouco de suas características.

VIDRO DE PROTEÇÃO SOLAR

 

vidros-em-edificios-sustentaveis

Conhecidos como os “vidros do futuro”, os vidros de proteção solar possuem um alto grau de refletividade, o que ajuda diretamente na sua capacidade de bloquear o calor e oferecer maior bloqueio da luz.

Suas características refletem diretamente na redução da utilização do ar condicionado, bem com da utilização de energia elétrica, grandes responsáveis pelo gasto de energia das empresas.

São muito utilizados em projetos que buscam a certificação com Selos Verdes.

VIDRO AUTO LIMPANTE

 

A economia de água é extremamente importante para um edifício sustentável, e com as recentes crises hídricas que afetaram o país, as empresas estão levando cada vez mais sério a utilização correta dos nossos recursos naturais. Isso também inclui a escolha certa dos vidros para um projeto de arquitetura sustentável, e um dos vidros mais utilizado é o vidro autolimpante.

Ele é projetado para uso externo, e mudou drasticamente o método de limpeza da fachada, jardins, sacadas, etc. Graças ao seu revestimento especial, poeiras e fuligem não conseguem se fixar no vidro, o que faz com que sua superfície fique limpa por um período maior.

Também pode ser aplicado como vidro comum, temperado, laminado ou duplo. A camada autolimpante  não se desgasta com o tempo, basta seguir as instruções de limpeza e conservação do produto.

Agora que você conhece os vidros mais utilizados em construções sustentáveis, não deixe de acompanhar essa e outras novidades do setor vidreiro através do blog da Divinal Vidros!

Aproveite também para conhecer todos os produtos que a Divinal Vidros oferece para o seu projeto ficar ainda mais moderno. São vidros duplos, serigrafados, espelhos e muito mais. Faça seu orçamento agora mesmo:

Compartilhe:

Comentários