Vidros de segurança garantem proteção com estética e transparência

Temperados, laminados ou aramados, os vidros de segurança se diferem pela maior resistência e por não formarem pedaços pontiagudos e cortantes em caso de quebra

 

Blog Divinal Vidros - Vidros de segurança
Vidros de segurança garantem proteção com estética e transparência

Vidro não é tudo igual. Existem diferentes tipos, cada um com uma performance específica para atender aos requisitos de design, isolamento térmico, acústico, luminosidade e segurança. E quando o assunto é proteger os usuários sem abrir mão da estética e transparência, há uma categoria que se sobressai: a de vidros de segurança.

Enquanto os modelos comuns, em caso de quebra acidental, formam pedaços pontiagudos e cortantes, os de segurança são muito mais resistentes aos impactos; quando atingidos, não produzem estilhaços que causam ferimentos graves às pessoas.

Mas o que torna o vidro de segurança tão diferente? A resposta está no seu processo de fabricação. O material pode ser temperado, laminado ou aramado. Sua escolha é condicionada pelo risco que cada situação oferece. Daí a importância de o mercado vidreiro seguir todos os requisitos da Norma ABNT NBR 7199, que estabelece parâmetros necessários para a especificação seja feita de forma adequada.

 

Propriedades técnicas dos temperados

Os vidros temperados são submetidos a altas temperaturas (cerca de 700 graus) e ao resfriamento brusco. É justamente em razão do choque térmico que a resistência ao impacto e a variações de temperatura torna-se muito maior do que a de um vidro comum.

Ao sofrerem quebras, formam pequenos fragmentos pouco cortantes. Único que pode ser instalado de forma autoportantes, ou seja, com uso de ferragens pontuais, também podem ser aplicados em caixilhos, sendo uma opção excelente quando a aplicação estará sujeita à stress térmico. Devido a essas características, são ideais para janelas, portas, muro de vidro, vitrines e divisórias.

Box blindex com película de segurança de fábrica
Box Blindex com película de segurança de fábrica

Também estão presentes em boxes para banheiro, os Box Blindex® + Segurança – fornecidos pela Divinal – já saem de fábrica com uma exclusiva película de segurança que “segura” os cacos, caso ocorra alguma quebra. Atendem, ainda, à NBR 14207, que aborda os requisitos técnicos para o uso desse material no banheiro.

 

A versatilidade dos laminados

Processo de laminação do vidro
Processo de laminação do vidro

Os vidros laminados surgem a partir de duas peças intercaladas por uma camada de PVB (polivinil butiral) – altamente resistente aos raios UV (ultravioleta). É exatamente essa película inserida no meio que retém os cacos, em caso de quebra.

Fabricados com vidro comum ou temperados, podem ser produzidos com duas ou mais folhas, originando os laminados múltiplos. São os únicos habilitados para aplicação em pisos; de acordo com a NBR 7199, são obrigatórios em marquises, sacadas, coberturas, guarda-corpos etc.

 

Vidros aramados: mais resistentes contra o fogo

Fabricados apenas com espessura de 6 mm, os vidros aramados se diferem dos laminados por terem uma tela quadriculada de arame galvanizado em vez do PVB. Tal elemento impede que os resquícios de vidro, em situações de acidente, sejam projetados ou fiquem com pontas cortantes.

Além disso, mantêm a integridade física após atingidos e não podem ser transpassados. Principalmente: oferecem proteção contra o fogo. São perfeitos para guarda-corpos, janelas (em casos de caixilho), portas etc.

Gostou deste conteúdo? Curta e compartilhe!

Compartilhe:

Um Comentário - Escreva um comentário

  1. Gostei deste Box Blindex® + Segurança e gostaria de trocar o meu, posso comprar direto com a Divinal Vidros ou com um vidraceiro?

    Responder

Comentários