Escolher vidro para box de banheiro requer conhecimento da norma

Além de atenderem à NBR 14.207/2009, vidros devem ser especificados de acordo com seu processo de fabricação, cores, acabamentos e tamanho do box de banheiro. Fique por dentro

 

Escolher vidro para boxe de banheiro requer conhecimento da norma
Escolher vidro para boxe de banheiro requer conhecimento da norma

Um dos itens de maior relevância em uma casa é o box de banheiro. Esse elemento impede a passagem de água, proporciona conforto e muito estilo ao espaço utilizado para o banho. O mercado disponibiliza a solução em diferentes materiais, como acrílico e PVC. Mas o mais empregado é o vidro.

Esse último é uma opção que se destaca, entre outros fatores, pela simples manutenção, diferentes tipologias (de abrir, correr ou sistema sanfonados por exemplo) e estética, pois pode receber vários acabamentos. Também combina com banheiros de todos os tamanhos. Por isso, é um dos “queridinhos” de arquitetos e consumidores finais.

A grande questão é: como especificar vidros para box de banheiro? Afinal, não pode ser qualquer tipo. É exatamente isso que vamos tratar a seguir. Fique por dentro dos principais critérios a serem considerados para fazer a escolha certa no seu projeto.

Tipos de vidro

Os vidros utilizados no box devem atender à NBR 14.207/2009, que estabelece os requisitos para segurança, materiais e instalação. E os mais indicados são estes três:

Temperado: é submetido a um processo de aquecimento e rápido resfriamento, o que o torna até cinco vezes mais resistente a choques térmicos e mecânicos em comparação ao modelo comum. Oferece segurança ao usuário, pois em caso de quebra, fragmenta-se em pequenos pedaços pouco cortantes. Além disso, tem boa transparência.

Temperado com película de segurança: além das características já citadas, pode ser fornecido com a exclusiva película que deixa os cacos colados por, pelo menos, oito horas ao sofrer uma quebra acidental. Ela deve ser aplicada no vidro antes da instalação e deve estar ancorada conforme requisitos da Norma ABNT NBR 14207/2009.

Uma boa dica
O produto Blindex® + Segurança – fornecido pela Divinal Vidros – é o único Box do mercado que já sai da fábrica com  a exclusiva película de segurança aplicada. Sempre fabricado em vidros de 8 mm de espessura, o conjunto Box Blindex® + Segurança conta ainda com kit original Blindex® com a exclusiva trava de segurança. Trata-se de um procedimento testado e aprovado que melhora de forma significativa a performance do produto.

Laminado: trata-se de um “sanduíche” com duas ou mais folhas de vidro interligadas por uma camada de PVB (polivinil butiral), que “segura” os cacos quando ocorre uma quebra, evitando ferimentos. Outro diferencial é a possibilidade de ser fornecido em várias cores.

Boxe para banheiro
Boxe para banheiro

Cores e acabamentos

Outros fatores preponderantes na hora de escolher o vidro para o box do banheiro são a cor e o acabamento. A definição é orientada conforme o espaço disponível. O Incolor, por exemplo, combina com qualquer tamanho. Mas o uso de cores mais escuras não é recomendado para ambientes menores.

Outras opções são o vidro cinza ou (fumê), com tom mais escuro, é uma alternativa bem charmosa; Vidro verde, que deve ser escolhido com cuidado para acompanhar a decoração do banheiro; Vidro impresso, muito utilizado para dar mais privacidade; e vidro bronze, um dos mais elegantes do mercado.

Já os acabamentos são diversos: Brilhante, fosco, branco, preto, bronze e aço inox. A escolha vai depender do gosto do consumidor.

E aí, gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário, curta e compartilhe!

 

Que tal garantir os melhores vidros para a sua obra? Conte com 65 anos de experiência. Acesse agora mesmo o site da Divinal Vidros e faça um orçamento personalizado! http://www.divinalvidros.com.br/orcamento.php

Compartilhe:

Comentários