Por trás do espelho: conheça o processo de fabricação dessa solução

Vidro float, aspersão de prata e duas cortinas de tinta são os principais componentes do espelho, sendo que a prata é o elemento que confere maior poder de reflexão da luz. Fique por dentro

Por trás do espelho: conheça o processo de fabricação dessa solução
Por trás do espelho: conheça o processo de fabricação dessa solução

O que tem por trás do espelho? Esse questionamento aparentemente tão inocente de fato tem um fundo de verdade. Afinal, para adquirir o poder de reflexão da luz, o objeto necessariamente passa por uma técnica que utiliza elementos específicos – geralmente vidro, prata e tinta – transformando-o na solução funcional que conhecemos.

Especialistas indicam que um espelho de qualidade deve refletir cerca de 90% dos raios luminosos (a depender da utilização, o produto pode até apresentar níveis de reflexão menores, que variam de acordo com a quantidade e o tipo de matéria-prima aplicada). Não à toa, o processo de fabricação é rigoroso e deve seguir às normas do mercado, como a ABNT NBR 14.696 – Espelhos de Prata.

 

Como o espelho é feito?

O espelho “nasce” de um vidro plano do tipo float recém-produzido e de acordo com a NBR NM 294:2004, que se notabiliza pela superfície lisa e pelo alto índice de reflexão de luz. Ele deve ser limpo e, posteriormente, polido para receber uma camada muito fina (cerca de 10000 mm) de prata, alumínio ou cromo, aplicado com auxílio de um spray.

Vale ressaltar que os métodos citados são acionados na fabricação de espelhos para decoração destinados a móveis e a ambientes internos em geral.

 

Tipos de espelho

A fabricação do espelho resulta em produtos de diferentes modelos. Podem ser simples, de segurança, lapidados, bisotados, laminados, coloridos etc. Eles são aptos para uso em residências, hotéis, estabelecimentos comerciais, escritórios, elevadores e mais. Podem ser colocados em:

  • Paredes (inclusive de banheiros)
  • Tetos
  • Tampos de mesas
  • Portas
  • Guarda-roupas

Consulte o departamento técnico para ver forma correta de aplicações e restrições, conforme a norma técnica.

 

Você sabia?

A Divinal Vidros é um dos fornecedores que trabalha apenas com espelhos sem cobre, produzidos a partir de moderno método de fabricação química que não agride o meio ambiente. A empresa fornece o material cortado em diferentes formatos, com lapidação, bisotes e incisões.

Disponível em diferentes dimensões (3210 x 2200 mm | 3210 x 2400 mm | 6000 x 3210 mm) e espessuras (2 a 6 mm), nas cores prata, cinza, bronze e extra-clear. Entre em contato com a empresa e faça um orçamento.

Compartilhe:

2 Comentários - Escreva um comentário

  1. · Edit

    Boa tarde.
    Recebo os informativos de vocês, e sou fã das informações sempre precisas.
    No caso dos espelhos vocês colocam as aplicações dos mesmos, como tetos, paredes de banheiros, porta de guarda-roupa e outros.
    É somente 7ma sugestão minha:
    Sugiro que no fim do escrito das aplicações coloquem como observação:
    Consultem o departamento técnico para ver forma correta de aplicações e restrições, conforme a norma técnica.
    Grato
    Pedro Pina

    Responder
    1. Obrigado pela sugestão!

      A Divinal Vidros agradece.

      Responder

Comentários