Técnicas de serigrafia: o vidro como reflexo da arte na arquitetura

Conheça a técnica de serigrafia aplicada no vidro, os modelos que podem receber a aplicação, o tipo de tinta e os projetos que são uma boa escolha para inovar

Vidro Serigrafado
Vidro Serigrafado

O vidro serigrafado é uma solução cada vez mais explorada pelos arquitetos e designers de interiores para dar um upgrade no visual do projeto. De fachadas a móveis de decoração, o produto é considerado uma verdadeira arte – principalmente pelos detalhes incorporados, como cores e até mesmo desenhos.

Nesse post, você vai ficar por dentro das técnicas de serigrafia que dão vida a esse tipo de vidro. Confira!

Como a serigrafia é aplicada?

Também considerados vidros de segurança, os vidros serigrafados ou esmaltados (como pode ser chamado também) são pintados com esmaltes cerâmicos (tintas vitrificadas) e submetidos a um forno de têmpera a 700ºC, para a fusão da tinta ao vidro, passando a ser temperado.

A diferença entre serigrafado e esmaltado está na aplicação do esmalte: enquanto no primeiro, o esmalte é aplicado pelo processo serigráfico, no segundo, o esmalte é aplicado por rolos (esmaltado).

Existe serigrafia em pintura fria?
A resposta é: Sim! No entanto, o vidro submetido a tal procedimento é utilizado especialmente para revestimentos de paredes e pode ser utilizado em cozinhas, sala de jantar, dormitórios e etc.

 

Que tipo de vidro pode receber a serigrafia?

Além do vidro comum, também alguns vidros refletivos podem passar pelo processo de serigrafia, desde que a metalização resista à têmpera. O vidro laminado também é utilizado, principalmente em situações que demandam maior segurança.

O vidro serigrafado é bem-vindo em:

  • Fachadas de edifícios
  • Coberturas
  • Guarda-corpos de varandas e escadas
  • Móveis (como tampos de mesa)
  • Vitrines
  • Revestimento de paredes (em substituição ao azulejo)
  • Boxe de banheiro
  • Divisórias de banheiros públicos ou de restaurantes, shopping centers, aeroportos e mais

 

Escritório com divisória de vidro serigrafado
Escritório com divisória de vidro serigrafado

Outras funções

A serigrafia não tem apenas uma função estética. Essa técnica é uma aliada no combate aos raios solares – ultravioleta (UV) e infravermelho (IV) – que, inclusive, podem comprometer a aderência da cola que fixa os vidros. Pode até mesmo proteger contra riscos e gorduras, bem como ocultar os pontos de adesivo e peças internas em alguns produtos.

Além disso, a depender do tipo de arte, a serigrafia tem a capacidade de cobrir até 100% de uma superfície envidraçada. Ou seja: proporciona sombra a fachadas e coberturas.

Especifique o vidro serigrafado na Divinal Vidros.

A empresa fornece o produto da marca Blindex® no estado de São Paulo em diferentes cores (branco fosco-claro; branco fosco-escuro; branco brilhante; salmão; azul-claro; vermelho; preto; chocolate), dimensões (1200 x 2200 mm e 1400 x 2500) e paginações.

Por ser temperado, atende à ABNT NBR 14.698 (em caso de quebra, se fragmenta em pedaços menos cortantes).

Além disso, a Divinal Vidros trabalha com os serigrafados da TEMPERED®, especialmente para o mercado de Minas Gerais.

Compartilhe:

Comentários