Vidros insulados garantem conforto térmico e acústico com estética

Combinação com vidros temperados, laminados ou de proteção solar fazem do insulado uma opção indicada para empreendimentos em regiões de características distintas

prédio-com-vidros-insulados

Para deixar o ambiente de uma casa ou edifício fresquinho no verão, mais aquecido no inverno, silencioso e bem iluminado, os vidros insulados – também conhecidos como vidros duplos – são uma boa pedida. Afinal, promovem o conforto sem abrir mão da estética.

Embora sejam vistos com mais frequência em projetos internacionais, estão conquistando a simpatia de arquitetos brasileiros para compor projetos em lugares de diferentes características do País.

A seguir, leia o nosso post para conhecer mais sobre esse material e entender por que ele é considerado a solução mais versátil e funcional dentro da categoria de vidros.

Composição

Uma das peculiaridades dos vidros insulados está em sua composição. Eles podem ser combinados com, pelo menos, dois tipos de vidros, separados por um espaçador com bordas completamente vedadas.
Em seu interior, forma-se uma câmara que impede a passagem de umidade, a troca gasosa e o embaçamento dos vidros, além de ter gases inertes que ajudam no desempenho térmico e acústico.

Esses vidros também contam com um perfil de alumínio responsável por garantir a estabilidade de todo o conjunto.

Veja como acontece o processo de produção:

Combinações

O que chama a atenção nessa solução é a possibilidade de ela receber diferentes tipos de vidro. A escolha vai depender do uso no projeto. A Divinal Vidros, por exemplo, comercializa o sistema insulado combinado com:

  • vidros temperados – para situações que pedem uma resistência maior;
  • vidros laminados – ideais para aplicações que demandam proteção acústica e contra os raios UV com segurança;
  • e vidros de proteção solar – como o próprio nome sugere, é a melhor escolha para edificações que buscam obter boa iluminação com conforto térmico, proteção contra os raios UV e design diferenciado.

Caso queira saber outras combinações, entre em contato com os nossos consultores de venda.

É bom saber

Na hora de trabalhar com esse tipo de vidro, os profissionais devem se atentar às normas técnicas do mercado, como a NBR 16.015 – Vidro insulado – Características, requisitos e métodos de ensaio – e a NBR 16.023 – Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio.

Ambas estão em vigor desde 2012 e asseguram a fabricação de produtos de qualidade e o uso adequado do material. Antes dessa data não existiam no Brasil parâmetros técnicos que orientasse a especificação.

Além desses requisitos, vale seguir também a NBR 15.575 – Desempenho de edificações habitacionais.

Onde utilizá-los?

Por reunirem essas características, os vidros insulados são perfeitos para janelas, portas, coberturas, fechamento de salas e ambientes climatizados. Também podem ser utilizados em estúdios de gravação, saunas, bibliotecas e até mesmo em fachadas de edifícios.

Outros estabelecimentos que recebem o material:

  • Áreas residenciais;
  • Escritórios;
  • Lojas;
  • Indústrias;
  • Aeroportos;
  • Shopping centers;
  • Hospitais;
  • Hotéis.

Vantagens

Por permitirem boa luminosidade e, ao mesmo tempo, garantirem o conforto térmico dos ambientes, os vidros insulados ajudam a reduzir o uso de luz artificial e o consumo de aparelhos de climatização. Por isso, impactam significativamente na economia de energia do empreendimento.

Do ponto de vista acústico, a solução também é determinante para projetos que buscam bloquear os ruídos externos. A depender da combinação, da espessura dos vidros e do uso de materiais complementares, pode-se obter uma boa redução do som.

A durabilidade e o fato de se adaptar a edificações localizadas em diferentes regiões climáticas são outras vantagens.

FALE COM A DIVINAL

Vai realizar um novo projeto? Garanta os melhores vidros do mercado com a Divinal Vidros! São mais de 65 anos de experiência entregando os melhores produtos para você. Fale com a nossa equipe e solicite agora mesmo um orçamento!

Compartilhe:

10 Comentários - Escreva um comentário

  1. Não sabia dessas vantagens sobre o vidro insulado, obrigado por ter me ajudado

    Responder
    1. Obrigado pelos comentários e ficamos felizes por poder ajudar.

      A Divinal Vidros agradece!

      Responder
  2. Que legal, novidades e aprendizados são sempre bem vindos, obrigada! Rose Araujo

    Responder
    1. Obrigado pelos comentários.

      A Divinal Vidros agradece!

      Responder
  3. é sempre bom ler sobre vidro, estou aprendendo bastante com o blog de vocês, abraços.

    Responder
    1. Obrigado pelos comentários e ficamos felizes por poder ajudar

      A Divinal Vidros agradece!

      Responder
  4. Gostei das informações. Obrigada, Divinal Vidros!

    Responder
    1. Obrigado pelos comentários e ficamos felizes por poder ajudar

      A Divinal Vidros agradece!

      Responder
    1. Obrigado pelos comentários

      A Divinal Vidros agradece!

      Responder

Comentários