Envidraçamento de sacadas: instalação segura exige cuidados

Conheça os principais cuidados na instalação de painéis de vidro para um envidraçamento de sacadas adequado e seguro, tanto para o vidraceiro quanto para o usuário

 

sacada fechada com vidro
Envidraçamento de sacadas: uma instalação segura exige cuidados

O envidraçamento de sacadas oferece muitas vantagens para quem deseja conforto e segurança. A solução ajuda a integrar ambientes, a reduzir os barulhos externos, a proteger o ambiente interno contra as intempéries, além de valorizar o projeto. O mercado – que é promissor – oferece aos vidraceiros grandes oportunidades de bons negócios. Neste tocante, a busca por orientação para uma instalação adequada e segura torna-se requisito obrigatório. É disso que vamos tratar. Fique por dentro!

Fique de olho no fornecedor

Hoje em dia o mercado está cheio de gente que faz o fechamento de sacadas com vidro. Mas o bom instalador é aquele que oferece um bom atendimento, além de se preocupar com os critérios técnicos que asseguram a proteção do usuário. Daí a importância de o profissional recorrer a fornecedores qualificados.

Um fornecedor experiente e, acima de tudo, que cumpre as especificações técnicas conforme as normas é um aliado fundamental quando o assunto é segurança.

banner

Você sabia?

É importante que o engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto de sacada emita a certificação de responsabilidade técnica sobre a execução do sistema de envidraçamento, mediante laudos técnicos de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).

A Anotação de Responsabilidade Técnica determina as obrigações e as responsabilidades do engenheiro, que deve ser habilitado com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Já o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), assegura a autoridade, as obrigações e as responsabilidades do arquiteto, que deve ter registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Conheça a norma

A Norma técnica ABNT NBR 16259:2014 estabelece o seguinte: para o envidraçamento de sacadas é necessário utilizar vidros laminados (NBR 14697) ou vidros temperados (NBR 14698). Ambos são considerados vidros de segurança.

Leia também: Vidros de segurança garantem proteção com estética e transparência

Visite o local onde o vidro será instalado

Para prevenir erros é importante conhecer o local onde os painéis de vidro serão instalados. Também é uma etapa essencial para definir o sistema de fechamento mais apropriado e realizar as medições e cálculos necessários.

Medidas preventivas antes e durante a instalação

O vidro é um material que exige cuidados no manuseio, no transporte e na instalação. Por isso, certifique-se de tomar as medidas necessárias e utilizar os equipamentos de segurança adequados a fim de evitar acidentes.

As ações preventivas incluem:

• O uso de EPIs – que são os equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de proteção, botas e mais)
• O transporte dos vidros em pilhas, separados por papelão, plástico bolha ou isopor para evitar trincas, arranhões e, no pior dos casos, a quebra dos painéis
• A análise do perímetro para checar os riscos envolvidos na execução do trabalho
• O isolamento da área, em caso de instalação em altura, para evitar queda de objetos

Além disso, recomenda-se que o vidraceiro proteja o piso antes de dar início ao serviço e entregue o ambiente limpo.

Obra concluída

Oriente o seu cliente sobre a importância da manutenção, da limpeza correta e do manuseio apropriado dos painéis de vidro. Forneça também o material de instrução.

E não esqueça!

Na hora de especificar, já sabe: a Divinal Vidros comercializa mais de 90% dos vidros disponíveis no mercado. Todos fabricados dentro do mais rigoroso controle de qualidade, de acordo com as Normas técnicas da ABNT. A empresa é reconhecida como a Melhor Marca Distribuidor de Vidros.

Clique aqui para fazer um orçamento!

Compartilhe:

Comentários