Evite problemas! A escolha errada do box de vidro é um perigo

Para que a segurança do usuário não seja colocada em risco, é importante especificar o box de vidro que atenda à norma. Veja como a escolha adequada evita problemas

 

Box-de-vidro-especificacao-adequada-evita-problemas
O box de vidro precisa estar de acordo com a norma ABNT NBR 14207 para garantir proteção ao usuário.

O banheiro é um dos cômodos mais usados da residência. Bem projetado, torna o dia a dia mais agradável para quem for utilizá-lo. E um dos elementos que contribui para um ambiente elegante e charmoso é o box de vidro. No entanto, na hora de especificar esse produto, arquitetos e decoradores precisam estar atentos à segurança do produto, conforme requisitos da Norma ABNT NBR 14207.

Nesse sentido, a vidraçaria pode ajudar a especificar materiais de qualidade, que estejam de acordo com as necessidades do projeto e atendam aos requisitos da norma.

Entenda, a seguir, como a escolha adequada do vidro evita problemas. Conheça também os benefícios de utilizar boxes de vidro.

 

Benefícios dos boxes de vidro

O box de banheiro é um produto durável, moderno, versátil e funcional. Sem contar, que é um material de baixa manutenção (deve ser realizada uma vez por ano, conforme Norma ABNT NBR 14207), fácil limpeza e traz sensação de amplitude ao ambiente. Além disso, é menos vulnerável ao crescimento de fungos (quando mantida a rotina de higienização).

Mas para aproveitar essa e outras vantagens dos boxes de banheiro é fundamental cumprir o que estabelece a norma de segurança.

 

O que diz a norma

A norma ABNT NBR 14207:2009 – que prevê os requisitos mínimos envolvidos no projeto e na instalação do box de vidro para apartamentos, casas, hotéis e outras residências – estabelece que os boxes de banheiro só devem ser fabricados a partir de vidros de segurança temperados, vidros de segurança laminados ou vidros temperados com película de segurança.

Vidro Temperado – Trata-se de um vidro comum que passa por aquecimento e rápido resfriamento. Esse processo o torna até cinco vezes mais resistente. Em caso de quebra, se fragmenta em pedaços pequenos e pouco cortantes.

Vidro Laminado – É composto por duas ou mais placas de vidro unidas por uma ou mais camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB), o que aumenta sua resistência a impactos. Esse componente também é responsável por “segurar” os cacos de vidro, no caso de quebra acidental.

Vidro Temperado com Película de Segurança – Diferentemente das películas comuns e dos adesivos decorativos, a película de segurança tem finalidade protetiva. Aplicada em todo o vidro temperado – obrigatoriamente antes da instalação –, torna o material ainda mais seguro. Sua principal vantagem é garantir o movimento completo de abertura e fechamento da porta, mesmo se o vidro estiver quebrado. Ou seja: o risco de ferimento é minimizado.

Confira o vídeo!

 

É bom saber

No estado do Rio de Janeiro, a Lei 8596/19 determina que: toda a empresa que comercializa vidro para box de banheiro é obrigada a informar seus clientes que, em caso de uso da Película de Segurança, a aplicação deve estar em conformidade com a norma ABNT NBR 14207.

Riscos ao ignorar a norma

Quando os requisitos da norma são deixados de lado o maior prejudicado é o usuário. Veja alguns motivos:

• O box de vidro pode apresentar em pouco tempo problemas na abertura e fechamento da porta, bem como em alguns acessórios (puxadores, batedores, trilhos etc.)
• A vedação não será suficiente para conter vazamentos
• A qualquer momento o vidro poderá se romper, causando graves acidentes
• Ausência de acompanhamento para manutenção preventiva, que deve ser anual
• E muito mais!

 

banner

Quer segurança em seu projeto?

A Divinal Vidros se preocupa em oferecer nada menos que os melhores vidros disponíveis no mercado. Todo o nosso processo de fabricação segue o mais rigoroso controle de qualidade. Seguimos as Normas técnicas da ABNT e somos reconhecidos como a Melhor Marca Distribuidor de Vidros.

Em São Paulo, a Divinal Vidros comercializa os vidros temperados com a Marca Blindex®.

Clique aqui para fazer um orçamento!

Compartilhe:

Comentários