15 dicas rápidas para sua vidraçaria ser um sucesso

O setor vidreiro está em constante mudança e os vidraceiros não podem ficar para trás. É preciso investir em capacitação, ferramentas, processos e muito mais para alcançar o sucesso. Quer dicas para a sua vidraçaria?

 

dicas-vidracaria

As vidraçarias são o coração do setor vidreiro. É por meio delas que milhares de projetos e obras em todo o Brasil ganham vida sob as talentosas mãos dos vidraceiros.

Nós da Divinal Vidros reconhecemos essa importância e trazemos conteúdos relevantes para vocês, vidraceiros empreendedores, alcançarem seus objetivos com sucesso.

Sabemos que empreender no Brasil é um verdadeiro desafio, e com as vidraçarias não é diferente. A rotina é dividida entre atender clientes, executar projetos, lidar com prazos, manter a qualidade do seu produto e a expertise da sua equipe. Além de tudo isso, você também precisa escolher muito bem seus fornecedores.

Durante os últimos dias você pôde conferir diversas dicas e curiosidades sobre a profissão e o mercado vidreiro em nossas redes sociais. Para fechar com chave de ouro a nossa Semana do Vidraceiro, preparamos uma lista com 15 dicas rápidas para vidraçarias de sucesso.

Confira abaixo o material que preparamos exclusivamente para donos de vidraçarias e vidraceiros:

  1. Escolha muito bem a sua localização

    O momento de escolher onde situar sua vidraçaria pode ser fundamental. Isso porque estar em uma área com maior circulação de pessoas e com fácil acesso ajuda a expor o seu negócio todos os dias.

    Outra estratégia utilizada para localização é se situar nas proximidades de lojas de construção e de móveis. Potenciais clientes que visitam este tipo de loja poderão estar interessados em contratar os seus serviços para uma obra ou projeto arquitetônico.

  2. Tenha o espaço necessário para trabalhar

    Um bom espaço de torna todo o processo mais fácil. Além de um local para atender clientes e a área de trabalho para suas máquinas e funcionários, sua vidraçaria também precisa ter onde armazenar os vidros. Estima-se que o tamanho ideal para um depósito seja de 50 a 70 m², dependendo da sua demanda.

  3. Legalize a sua vidraçaria

    Trabalhar de maneira informal pode te trazer muitas dores de cabeça no futuro. Por isso, registre devidamente sua empresa.
    – Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
    – Registro na Fazenda Estadual;
    – Registro na prefeitura municipal para obter alvará de funcionamento

    Para isso, recomendamos que busque um contador de confiança para te auxiliar em todos os processos de regularização da sua vidraçaria.

  4. Estruture os processos dentro da sua vidraçaria

    Saber como o seu negócio deve funcionar é o primeiro passo para uma operação eficiente e segura. Defina processos e busque segui-los sempre. Além de ganhar tempo e garantir que o seu serviço está sendo feito da melhor forma, será muito mais fácil ensinar futuros funcionários e integrá-los à equipe.

  5. Invista em ferramentas de qualidade

    As ferramentas podem ser as melhores ou as piores amigas da sua vidraçaria. Por isso, esteja sempre atento ao custo-benefício e a usabilidade delas.

    Em alguns casos pode ser melhor investir mais em uma ferramenta para ter mais durabilidade e garantir que ela não te deixará na mão. Tenha sempre em mente, porém, que o investimento em uma ferramenta não pode abalar suas finanças.

  6. Qualifique os seus funcionários

    Os funcionários precisam ter vontade de melhorar e crescer naquilo que são bons. Ao incentiva-lo, você colhe frutos para a sua vidraçaria e também ajuda no desenvolvimento do profissional.

    Busque cursos e ofereça aos seus funcionários. Eles se sentirão gratos pela oportunidade e melhorar cada vez mais suas habilidades a favor da empresa. Já você contará com profissionais mais qualificados e serviços ainda melhores dentro da sua vidraçaria.

    A revista Vidro Impresso, uma das maiores autoridades no mercado, conta como capacitar seus funcionários pode te ajudar a elevar os ganhos em sua vidraçaria. Confira neste link.

  7. Mantenha a sua equipe motivada

    Estudos comprovam que funcionários motivados tendem a ser muito mais produtivos. Mantenha uma comunicação transparente com todos e entenda as dores da sua equipe.

    Você ainda pode criar programas de incentivo relacionados a metas. Isso os fará se empenharem ainda mais para alcançar os objetivos individuais e também os coletivos da vidraçaria.

    ebook-vidracarias

  8. Ofereça materiais de qualidade

    Hoje em dia é muito comum o cliente ter um conhecimento prévio sobre qual vidro ele quer em sua obra. Por isso, é extremamente importante oferecer vidros planos de qualidade.

    Além de influenciar diretamente na decisão do seu cliente, contar com grandes marcas e materiais de qualidade aumenta a sua autoridade. Você pode conferir mais benefícios dos vidros de qualidade aqui mesmo no nosso Blog do Vidro.

  9. Conte sempre com fornecedores de confiança

    Um fornecedor de confiança jamais te deixará na mão. A Divinal Vidros está há mais de 67 anos no setor vidreiro processando e distribuindo vidros planos da melhor qualidade. Entre em contato com o nosso time comercial para conhecer os nossos produtos e soluções.

  10. Tenha segurança no transporte das peças

    Evite prejuízos! É muito comum acontecerem acidentes ao transportar o vidro para o local da obra. O transporte é responsabilidade da vidraçaria. Ou seja, é ela que arca com os custos em casos de quebra ou danificação dos produtos antes da entrega.

  11. Divulgue o trabalho da sua vidraçaria

    Você provavelmente conhece o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Sempre que possível, invista na divulgação dos seus serviços.

    Crie um portfólio de projetos de sucesso, monte um site para atrair clientes e utilize as redes sociais para divulgar os seus serviços. Com isso fica muito mais fácil alcançar potenciais clientes para a sua vidraçaria.

  12. Tenha um atendimento de qualidade

    O atendimento é o primeiro contato do seu cliente com a sua empresa. Ele é determinante para o fechamento de novos negócios. Neste momento é importante contar com um profissional que tenha experiência no mercado conhecimento em vendas.

  13. Não se esqueça do pós-venda

    É muito mais fácil – e barato – vender para quem já comprou com você. Mantenha contato com seus clientes, traga soluções e ideias para a obra dele para garantir a satisfação e futuras novas vendas.

  14. Fique de olho na concorrência

    Se você não estiver trabalhando para melhorar os seus serviços e atender melhor os clientes, pode ter certeza de que os concorrentes estarão. Trate isso como uma possibilidade para entender como eles estão trabalhando e aprenda com os erros e acertos deles.

  15. Entenda os resultados
    Busque analisar como estão as vendas da sua vidraçaria. Quais são os produtos e serviços que o seu negócio domina? Quem são seus melhores clientes? Como foi seu faturamento no último semestre?Ao entender os resultados do seu negócio você consegue analisa-los e se preparar para os próximos passos.

Essas são algumas dicas importantes para vidraçarias que almejam trilhar o caminho para o sucesso. Busque sempre se organizar e melhorar a cada dia. Com constância e trabalho duro os resultados serão maiores do que você imagina.

Conte com a Divinal Vidros para te atender em todas as suas necessidades e ajudar em suas obras. Entre em contato conosco e faça agora o seu orçamento pelo nosso site, e-mail ou telefone.

Compartilhe:

Comentários