Cuidados necessários para evitar acidentes com box de vidro

Na preservação da integridade física deve-se ter consciência das precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes, especialmente na utilização de boxes de vidros temperados em banheiros.


Preservar a integridade física é ter em conta a conservação da saúde e do corpo das pessoas. É evitar condutas lesivas que, em uma residência, pode atingir também aos familiares. Logo, a falta de orientações técnicas adequadas pode facilitar para que haja prejuízos físicos, bem como economias mal planejadas.

Resistência adequada no banheiro

Vidros são materiais muito atraentes, funcionais e duráveis, o que o torna ideal em aplicações na construção civil. Devidamente dimensionados e especificados, podem ser aplicados em qualquer tipo de obra.

Nos banheiros brasileiros o box de vidro temperado é um produto conceituado. O vidro temperado oferece resistência a impactos até cinco vezes maior do que a oferecida por vidros comuns. Além disso, quando se quebra, parte-se em pequenos pedaços pouco cortantes, que evitam ferimentos graves.

Entretanto, a utilização de boxes de vidro temperado tem apresentado, durante os anos, vários episódios de quebra por motivos diversos. E, apesar do vidro temperado não provocar graves ferimentos como o vidro comum, em determinadas situações ele pode causar cortes profundos nas pernas e nos pés das pessoas que, durante o banho, não estão devidamente protegidas.

Normas ABNT

Atualmente, para evitar erros e informações distorcidas, o melhor fórum de discussões de atitudes positivas no sentido de utilização adequada de materiais no Brasil é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No caso do vidro, as normas especificam procedimentos, atitudes e ensaios de forma a garantir a integridade física das famílias.

Especificamente para os boxes para banheiros existe a norma ABNT/NBR 14207, que estabelece ensaios e recomendações de montagem para esse tipo de instalação.

As normas técnicas, no caso dos vidros, podem ganhar “peso de lei”. Isso acontece porque, em caso de acidente com vítima, um juiz verificará, através das normas técnicas da ABNT, qual das partes não cumpriu as exigências mínimas de segurança, ocasionando tal prejuízo à integridade física.

Precauções domésticas

Sabe-se que a melhor forma de se lidar com acidentes é através da precaução. Portanto, para que possa ser preservada a integridade física dos indivíduos, deve-se adotar todas as medidas preventivas que o mercado oferece. E um bom exemplo de medida preventiva não obrigatória é a utilização de películas de proteção em portas de boxes para banheiros. Na Divinal Vidros essa solução tem nome: Box Tempered Plus.

Películas em boxes

A Divinal Vidros oferece aos seus clientes os boxes para banheiros de marca própria: Tempered Plus, esse box é fornecido com uma película de segurança na porta. Em caso de quebra dos vidros, essa película resistente evita que os pequenos cacos do vidro temperado possam se desprender e causar ferimentos na pessoa que estiver nas proximidades.

Trata-se de uma película que é aplicada na porta deslizante ou pivotante dos boxes antes de sua instalação no local. Na hipótese de quebra, essa película de alta resistência permanece colada, mantendo os cacos presos ao montante e permitindo a saída da pessoa de dentro do box, mesmo tendo de movimentar a porta.

Manutenção anual de boxes

Boxes para banheiros devem passar por revisão anual, conforme determina sua norma específica (NBR 14207). Essa manutenção deve ser feita por profissional qualificado, que irá verificar a situação de todos os componentes, providenciar a troca dos que estiverem desgastados e fazer as devidas regulagens.

Outras manutenções necessárias

Para garantir a integridade física de todos, é recomendável também a realização de manutenções periódicas em todas as instalações que utilizem vidros, além dos boxes. Especialmente daquelas que executam movimentos constantes, como portas, janelas, e fechamentos que permitem báscula ou abertura.

Uma certeza infalível é de que, com o passar do tempo, todos os materiais se desgastam. O vidro é um dos poucos materiais capazes de não se deteriorarem por mais de um século, mesmo sendo exposto às ações agressivas do tempo.

Porém, o vidro sempre vem acompanhado de uma estrutura, que pode ser de madeira, de PVC ou de algum metal, sendo o alumínio o mais. E, certamente, também se desgastam, muitas vezes provocando a queda e/ou a quebra do vidro.

Portanto, assim como um automóvel precisa de manutenções periódicas, as estruturas que suportam os envidraçamentos também necessitam dessas revisões de tempos em tempos. No caso das esquadrias de alumínio e de diversas outras obras, esse tempo de vida útil é previsto na denominada Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575).

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: