Envidraçamento de sacadas: instalação segura exige cuidados

O envidraçamento de sacadas oferece muitas vantagens para quem deseja conforto e segurança. A solução ajuda a integrar ambientes, a reduzir os barulhos externos, a proteger o ambiente interno contra as intempéries, além de valorizar o projeto.


O mercado – que é promissor – oferece aos vidraceiros grandes oportunidades de bons negócios. Neste tocante, a busca por orientação para uma instalação adequada e segura torna-se requisito obrigatório. É disso que vamos tratar. Fique por dentro!


Fique de olho no fornecedor

Hoje em dia o mercado está cheio de gente que faz o fechamento de sacadas com vidro. Mas o bom instalador é aquele que oferece um bom atendimento, além de se preocupar com os critérios técnicos que asseguram a proteção do usuário. Daí a importância de o profissional recorrer a fornecedores qualificados.

Um fornecedor experiente e, acima de tudo, que cumpre as especificações técnicas conforme as normas é um aliado fundamental quando o assunto é segurança.

 

Você sabia?

É importante que o engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto de sacada emita a certificação de responsabilidade técnica sobre a execução do sistema de envidraçamento, mediante laudos técnicos de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).


A Anotação de Responsabilidade Técnica determina as obrigações e as responsabilidades do engenheiro, que deve ser habilitado com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Já o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), assegura a autoridade, as obrigações e as responsabilidades do arquiteto, que deve ter registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

 

Conheça a norma

A Norma técnica ABNT NBR 16259:2014 estabelece o seguinte: para o envidraçamento de sacadas é necessário utilizar vidros laminados (NBR 14697) ou vidros temperados (NBR 14698). Ambos são considerados vidros de segurança.


Visite o local onde o vidro será instalado

Para prevenir erros é importante conhecer o local onde os painéis de vidro serão instalados. Também é uma etapa essencial para definir o sistema de fechamento mais apropriado e realizar as medições e cálculos necessários.


Medidas preventivas antes e durante a instalação

O vidro é um material que exige cuidados no manuseio, no transporte e na instalação. Por isso, certifique-se de tomar as medidas necessárias e utilizar os equipamentos de segurança adequados a fim de evitar acidentes.


As ações preventivas incluem:

  • uso de EPIs – que são os equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de proteção, botas e mais);
  • transporte dos vidros em pilhas, separados por papelão, plástico bolha ou isopor para evitar trincas, arranhões e, no pior dos casos, a quebra dos painéis;
  • A análise do perímetro para checar os riscos envolvidos na execução do trabalho;
  • O isolamento da área, em caso de instalação em altura, para evitar queda de objetos;
  • Além disso, recomenda-se que o vidraceiro proteja o piso antes de dar início ao serviço e entregue o ambiente limpo;


Obra concluída

Oriente o seu cliente sobre a importância da manutenção, da limpeza correta e do manuseio apropriado dos painéis de vidro. Forneça também o material de instrução.


E não esqueça!

Na hora de especificar, já sabe: a Divinal Vidros comercializa mais de 90% dos vidros disponíveis no mercado. Todos fabricados dentro do mais rigoroso controle de qualidade, de acordo com as Normas técnicas da ABNT. A empresa é reconhecida como a Melhor Marca Distribuidor de Vidros.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: