Espelhos bronze: o segredo para uma decoração sóbria e elegante

Conhecer as tendências do design de interiores e as várias opções oferecidas no mercado de vidros e espelhos contribui para um ótimo resultado. Saiba como os espelhos bronze estão conquistando a preferência nacional.


Espelhos são elementos práticos e decorativos que vão muito além de seu aspecto prático e útil de refletir imagens com perfeição. Eles promovem a sensação de maior amplitude aos ambientes, transmitem a sensação de limpeza e ampliam a luminosidade natural sem consumo de energia. É por isso que são os “queridinhos” dos designers, que mais recentemente têm apresentado os espelhos bronze como grande trunfo.


Uma tendência não é criada ao acaso. Apesar de haver variações, de acordo com gostos e costumes locais dos vários países, uma referência mundial é o Salone del Mobile Milano, na Itália, realizado anualmente. A partir das novidades deste grande evento, como é o caso dos espelhos bronze, surgem inspirações adaptadas às realidades locais, repercutidas nos eventos nacionais de design.


Sobriedade elegante

Assim como os espelhos prata, que são os mais comuns, os espelhos bronze também promovem a sensação de maior amplitude aos ambientes. A diferença é que a tonalidade bronze desse espelho promove um aspecto mais sóbrio e elegante aos ambientes, ao mesmo tempo que atenua a ofuscação em locais com incidência direta da luz natural.


Os espelhos bronze têm sido presença constante nas mostras nacionais de decoração, móveis, construção e design de interiores. Esse fato amplia a procura por esse elemento decorativo que pode ser utilizado de diversas formas.


Formas de instalar

Existem várias formas de se instalar espelhos. Eles podem ser emoldurados em grandes quadros e somente encostados em paredes, com leve inclinação; é possível ser emoldurados e pendurados, assim como, ser fixados com suportes metálicos em suas laterais ou com suportes colados em seu verso; outra possibilidade é fixá-los diretamente na parede com cola apropriada para tal finalidade.


Avaliar previamente como se dará essa instalação pode influenciar em como você vai escolher espelhos. Isso porque alguns tipos de instalação exigem a utilização de espelhos com espessuras maiores.


Vantagens e desvantagens da colagem

A forma mais prática e segura de se instalar espelhos é a colagem diretamente na parede. Com essa colagem elimina-se boa parte do risco de acidentes pois, em caso de quebra, os cacos, na maioria das vezes, permanecem colados, evitando quedas e ferimentos.


A desvantagem da colagem é que, em caso de mudança, esse espelho poderá quebrar-se ao tentar retirá-lo do local. A fixação através de acessórios nas bordas ou colados no verso, nesse caso, apesar de menos segura, permite essa mudança com facilidade. Além disso, permite a adoção de uma tendência atual, que é a iluminação por fitas de led instalados no verso dos espelhos.


Colunas e móveis

É bom destacar também que os espelhos bronze não se limitam às paredes. Eles podem ser também utilizados no revestimento de colunas, em tampos diversos e em laterais de móveis. Também em portas de armários e divisórias.

detalhe do espelho bronze bisotê

Acabamentos

Os espelhos podem ser trabalhados de diversas maneiras, além de poderem ser valorizados, nos transformadores, com variados tipos de recortes, lapidações e incisões.


Um beneficiamento muito apreciado em tampos é o bisotê nas bordas do espelho. Trata-se de um trabalho que exige ótimo acabamento, como o executado pela Divinal Vidros, que trabalha com variados tipos, inclinações e larguras.


Ao escolher espelhos bronze para a decoração é preciso acompanhar as tendências. A atual é a de adoção de formatos irregulares e curvilíneos. Tais espelhos são denominados “espelhos orgânicos”.


Outra tendência na decoração é a formação de mosaicos com espelhos bronze lapidados colados nas paredes. As lapidações marcam os contornos de cada peça, destacando as linhas do “desenho” escolhido.


Qualidade

Um item que deve influenciar sobre como escolher espelhos é a questão da qualidade do produto. É ela que vai determinar o tempo de utilização sem o aparecimento de indesejáveis manchas. E isso é obtido com a escolha de uma marca consagrada e também de um bom processador, pois o trabalho com o corte e a lapidação de espelhos exige diversos cuidados, sobre como trabalhar o vidro, transformando-o no objeto de desejo dos clientes, sem prejudicar a camada protetora da prata deste produto.


A Divinal Vidros, por exemplo, é conhecida pelo elevado nível de qualidade de suas linhas de transformação de espelhos. Cuidados especiais são tomados com a água utilizada no processo e a utilização de modernos equipamentos italianos faz um acompanhamento minucioso através de softwares, através de comandos numéricos.


Segurança extra

As normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possuem recomendações especiais para os casos em que os espelhos precisam ser instalados em locais que ofereçam risco para os usuários, tais como tetos ou em locais de alto fluxo de pessoas, como academias. Nesses locais a recomendação que interfere na decisão de como escolher é de utilização de espelhos laminados. Eles são obtidos com o processo de laminação, recebendo uma segunda camada, unida pelo intercalador Polivinil Butiral (PVB) ou com o intercalador estrutural SentryGlas. A Divinal possui equipamentos modernos capazes de laminar espelhos com perfeição.


Quanto mais melhor?

Designers de interiores oferecem diversas dicas sobre como escolher espelhos bronze para os diversos ambientes da casa. A principal recomendação é não abusar, mas sim, procurar combinar os espelhos com outros materiais. E, em matéria de combinar com outros, os espelhos são campeões, fazendo parceria com praticamente todos os materiais utilizados no mercado, incluindo madeiras, pedras e até mesmo tecidos.


Outra recomendação é a de não utilizar espelhos de cores diferentes em um mesmo ambiente. Exceto se essa decisão for justificada através da criação de um mosaico ou adoção de um estilo diferenciado, planejado previamente.


Dicas de instalação

A principal dica de instalação para espelho é a de proteger sua camada de prata, evitando danificar as várias camadas de tinta protetiva no verso do produto. Portanto, ao escolher espelhos verifique se existem lascas nas bordas ou riscos na camada protetora.


Essa camada de tinta protetora e as bordas do espelho não devem entrar em contato com solventes ou colas que contenham produtos químicos. Além disso, a umidade também pode ser um problema em longo prazo. É importante, portanto, que o verso do espelho esteja distanciado da parede em pelo menos 3 mm. No caso de colagens, recomenda-se que ela seja feita sobre fios verticais, de forma a não permitir o acúmulo de umidade no verso.


Quer saber mais? Leia nosso conteúdo com 6 dicas que dão certo para limpar espelhos.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: