Fachadas de vidro: estética, economia e eficiência energética

Fachadas de vidro, ou fachadas envelopadas com vidro, são uma tendência em projetos de arquitetura. Aliado aos avanços da tecnologia vidreira, o uso desse material contribui para empreendimentos cada vez mais modernos, arrojados e até mesmo ambientalmente amigáveis – o que também impacta na eficiência energética. 


Quer saber por quê? Confira a seguir as vantagens de usar fachadas de vidro em projetos de edifícios. 

 

1. Forte apelo estético

O vidro agrega valor estético à arquitetura. Usado em fachadas de edifícios corporativos, proporciona um visual de impacto. Ou seja: destaca a construção, quando ela é comparada a prédios que são fechados com alvenaria.


Além disso, é uma solução que oferece oportunidades para a criação de designs mais inovadores e criativos. 

 

2. Variedade de aplicações

Além de ser peça-chave para uma fachada de visual impactante, o vidro é bastante funcional. Exemplo disso é o uso de vidros estruturais, instalados de forma autoportante sem a necessidade de encaixilhamento. 


Os vidros também podem ser usados em coberturas, portas, divisórias e vitrinas de prédios comerciais, corporativos e de uso misto.


Importante: o especificador deve se atentar para os requisitos da norma ABNT NBR 7199, que define o tipo de vidro adequado para cada aplicação.

 

3. Resistência

As propriedades químicas e térmicas do vidro o tornam resistente a intempéries. Por isso, é um dos materiais de maior durabilidade na indústria da construção. Entre os modelos disponíveis estão os vidros de segurança (temperado e laminado). 

 

4. Conforto e economia

Quando o assunto é sustentabilidade, os vidros dão um “show” à parte. Eles tornam as edificações luminosas e arejadas, além de contribuírem para a redução do consumo de energia (principal impulsionador das construções modernas).


É bom saber!


Atualmente, as edificações brasileiras consomem aproximadamente 50% da energia elétrica nacional.

 

Para locais onde a incidência do sol é um problema, os vidros de proteção solar –também conhecidos como vidros de controle solar ou vidros refletivos – entram em cena. Eles são capazes de controlar a energia solar que entra no ambiente e tornam o interior da casa ou do escritório mais confortável, reduzindo a necessidade de usar aparelhos de refrigeração artificial. 


Já em regiões mais frias, os vidros duplos ou insulados ajudam a estabilizar a temperatura interna, ou seja, diminuem a necessidade de aquecedores. 


Importante: para a especificação adequada do vidro, o arquiteto deverá se atentar ao que diz a norma ABNT NBR 16023 – Vidros revestidos para controle solar – e ABNT NBR 16015 – Vidros insulados, além da Norma ABNT NBR 7199. 

 

5. Limpeza

O acúmulo de sujeira na fachada envidraçada não é mais problema para os arranha-céus. O vidro autolimpante possui um revestimento especial que faz uso dos recursos naturais (raios UV e água da chuva) para eliminar a sujeira orgânica. Também é um grande aliado de projetos sustentáveis, uma vez que reduz o consumo de água com as lavagens, assim como o uso de detergentes poluidores. 

 

6. Integração

O vidro permite a conexão visual com o cenário externo. Essa integração é importante, principalmente, em escritórios corporativos, pois deixa o ambiente mais agradável, contribuindo para o bem-estar dos funcionários. 

Precisa especificar vidros de qualidade?


Conte com a Divinal Vidros – A melhor Marca Distribuidora de Vidros! Comercializamos mais de 90% dos vidros disponíveis no mercado. Todos desenvolvidos em conformidade com as Normas Técnicas da ABNT. 

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 29 nov., 2023
Descubra modelos de espelhos decorativos que transformam espaços residenciais e comerciais em verdadeiras obras de arte.
Share by: