5 dicas para utilizar espelhos decorativos em seu projeto

Banheiros, quartos, salas, hall de entrada…os espelhos decorativos se apresentam como uma boa opção para quem deseja dar amplitude e sofisticação aos ambientes


Responda rápido: quais peças de decoração não podem faltar na sua casa? Provavelmente um dos primeiros itens que você pensou foi o espelho. Em vários tamanhos e modelos (redondo, retangular, quadrado etc.), ele deixa o ambiente mais sofisticado e amplo.


Esse elemento também se destaca pela versatilidade. Afinal, pode ser utilizado de diferentes maneiras. Quer algumas dicas? Veja, a seguir, como os espelhos decorativos podem compor o seu projeto.


1. Indispensável no banheiro

Espelho aplicado acima de pias em um estabelecimento comercial.

Para começar…o banheiro. Não há outro espaço que pede tanto um espelho como esse.


A peça pode ser pequena, dupla, fazer parte de um armário ou até mesmo pegar a parede inteira, desde que o ambiente seja grande o suficiente. Permite, ainda, receber lâmpadas suspensas (spots em trilhos, por exemplo) que dão uma iluminação indireta bastante interessante.


2. O toque clássico no lavabo

Espelho aplicado acima da pia em um lavabo.

Geralmente pequeno, o lavabo se torna diferente justamente pela decoração. Trata-se de um cômodo de rápida utilização, muito frequentado por pessoas que precisam dar aquele “trato” no visual. Por isso, a dica aqui é caprichar no espelho, que pode receber bordas – inclusive aquelas que imitam o contorno de quadros – e um acabamento mais rústico.


Mas lembre-se: a escolha do modelo deve combinar com os outros objetos que estão no local – como quadros e vasos – e com o estilo da cuba, do vaso sanitário (que possui modelos modernos e coloridos) e da pia (muitas são de pedra).

 

3. A sala mais ampla

Espelho aplicado em uma sala de estar.

Chegamos ao principal ambiente de uma casa: a sala. Esse ambiente é o ponto de encontro de visitas e familiares. E para deixar o lugar mais aconchegante, o espelho é primordial.


Ele pode ser instalado na parede ao lado da mesa de jantar e rente ao charmoso banco de estilo alemão para “aumentar” o espaço, por exemplo.


Também combina com uma sala de estar de estilo mais conservador e que aposta em cores pontuais de móveis e objetos. Nesse caso, o espelho – ao refletir o ambiente – dá ainda mais destaque ao visual minimalista.


Outra opção é utilizar o elemento do teto ao chão para valorizar o local. E mais: que tal explorá-lo apenas em meia parede? Assim, é possível dar a sensação de que há outro cômodo.


4. Hall de entrada, o cartão de visita


Quer causar boa impressão? Não pense duas vezes: utilize o espelho na parede de canto do hall. Trata-se de uma alternativa elegante e que recebe muito bem as visitas. Se preferir uma atmosfera mais intimista, coloque uma mesinha e pequenos objetos de decoração, como porta-retratos.


5. Seu quarto ainda mais aconchegante

Espelho aplicado na parede de um quarto de hóspedes.




Não poderíamos deixar de abordar o dormitório. Esse lugar deve ser tratado com carinho, afinal é lá que se constroem momentos de relaxamento.


É também o cômodo onde a pessoa cuida do seu visual. Por isso, o espelho pode ser aproveitado em guarda-roupas. Nesse caso, é uma boa alternativa principalmente para quem mora em residências pequenas e precisa otimizar o espaço.


Já em quartos maiores, sempre tem um espaço para aquela penteadeira, não é verdade? Portanto, uma mesinha com espelho envolvido por várias lâmpadas dá aquele estilo de camarim.


Em closets, o elemento também é muito bem-vindo. Ele pode fazer parte do próprio móvel que guarda as roupas.


6. Consulte um especialista

Para terminar a lista, sugerimos que você consulte um arquiteto e/ou designer de interiores para a especificação adequada do produto. O apoio do profissional é, sem dúvida, o caminho mais seguro para não errar na escolha do modelo.


Onde encontrar o espelho ideal para o seu projeto?

Agora que você já está por dentro de como utilizar espelhos decorativos, não dá para errar na hora da compra. Busque o fornecedor certo, que trabalhe com produtos de qualidade. Quer uma dica? Divinal Vidros.


A empresa trabalha com espelhos sem cobre – conhecidos como copper-free. Eles são produzidos a partir de um processo de fabricação rigoroso e de alta tecnologia que não agride o meio-ambiente. Estão disponíveis em diferentes formatos com lapidação, bisotê e incisões.

 

Você pode optar por três cores: prata, cinza e bronze. E as dimensões são padronizadas: 3210 x 2200 mm; 3210 x 2400 mm e 6000 x 3210 mm.


E aí, gostou do artigo? Curta, compartilhe e deixe seu comentário!


Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Caio Latorre 26 de junho de 2025
Retrofit de Fachadas com Vidros Especiais
dia do vidraceiro
Por Caio Latorre 17 de maio de 2025
Conheça a importância do vidraceiro profissional, sua história e atuação em diversos setores. Entenda a norma ABNT NBR 16823 e sua relevância para a qualificação e segurança no setor vidreiro.
Por Caio Latorre 16 de abril de 2025
Descubra tudo o que você precisa saber sobre vidros de controle solar para otimizar seus espaços! Aprenda como essa tecnologia inovadora pode aumentar o conforto, reduzir seus custos com energia, proteger contra raios UV e contribuir para um futuro mais sustentável.