Os cuidados que os vidreiros precisam ter ao lidar com o vidro temperado

Com base na última atualização da norma NBR 7199 – Vidros na construção civil e ABNT NBR 14698 –, publicada pela ABRAVIDRO, há instruções quanto ao manuseio, adaptação, lapidação, transporte e até instalação dos vidros temperados.


Lapidação

A norma diz que o vidro não pode ter sua borda trabalhada após passar pelo processo de têmpera.


Formatos não convencionais

Seguindo a regra, deve ser estabelecido um acordo prévio com o cliente sobre as características das tolerâncias do projeto para a produção de peças especiais. É importante ressaltar que quem garante medidas exatas para um projeto sem considerar as tolerâncias do seu processo produtivo, assume um maior risco.


Capacidades do processador

Consultar as dimensões máximas e mínimas de fabricação com o fabricante de vidro temperado é responsabilidade do vidraceiro. Porém, o processador também precisa conhecer os limites com os quais pode trabalhar, conforme a limites e capacidade de cada equipamento.


Marca do fabricante

De acordo com a norma, o vidro temperado deve ser marcado de forma indelével com a logomarca do processador. Contrariar essa recomendação, inclusive, fere o Código de Defesa do Consumidor.


Transporte

Os vidros devem ser transportados em pilhas, apoiados em material que não danifique as bordas, com inclinação de 4º a 6º em relação à vertical. Também devem ser separados por intercalários.


E caso as peças de vidro temperado tenham dimensões diferentes, suas superfícies e bordas devem ser protegidas para evitar atrito.


Instalação

É estabelecido pelas normas que os vidros temperados não podem sofrer esforços causados por dilatação, contração, torção, vibração ou deformação do sistema. Por isso, não é permitido o contato das bordas com peças metálicas ou qualquer material de dureza superior à do vidro.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: