Qual vidro utilizar em piso transitável?

O piso de vidro transitável é uma opção que acrescenta modernidade, sofisticação e requinte aos projetos arquitetônicos ou do design de interiores. Além disso, a transparência do vidro pode permitir o aproveitamento da luminosidade natural aos ambientes, ao mesmo tempo em que brinca com os sentidos dos usuários, especialmente com os que consideram o vidro como um material frágil e quebradiço. 

A transparência geralmente é a primeira atribuição lembrada quando se fala em piso de vidro transitável. Porém, essa não é uma regra, podendo o piso ser produzido com vidros opacos (coloridos, acidatos ou texturizados), ou até mesmo com vidros que não permitem a passagem da luz como, por exemplo, o esmaltado.


Segurança contra quedas


Mesmo que instalado a menos de um metro do chão, pisos de vidro devem garantir a segurança dos usuários. Se não for devidamente especificado e instalado, a peça de vidro pode se quebrar ao ser pisada, com o pé sendo ferido em um possível “afundamento”. Isso sem citar a hipótese mais grave, como na queda de um corpo inteiro atravessando uma grande peça do piso.

Por essa necessidade de maior segurança é que, em pisos transitáveis, o produto mais indicado é o multilaminado. Trata-se do resultado da laminação que inclui três ou mais lâminas de vidro, unidas permanentemente por intercaladores (ou interlayers) de polímeros especiais.

Na prática, quanto maior a peça de vidro multilaminado utilizada, maior deve ser sua espessura. A especificação dessa espessura deve ser aumentada também se o local tiver alto fluxo de pessoas, podendo chegar, em alguns casos de aplicações mais severas, à espessura de 60 mm.


Variedade em multilaminados


A Divinal Vidros possui uma linha moderna e de alta qualidade que permite a produção de diversos tipos de vidros multilaminados. A variedade pode se iniciar pelo tipo de intercalador a ser utilizado. O Polivinil Butiral é o mais aplicado em piso de vidro transitável, porém, caso haja a necessidade de produção de vidros mais finos e rígidos, consequentemente, mais leves, pode-se utilizar o SentryGlas, que oferece uma resistência estrutural a esse item.

O tipo de intercalador escolhido pode alterar também a tonalidade do produto final, tais como intercaladores coloridos ou com aspecto fosco. Estes últimos garantem uma privacidade parcial aos usuários.

A escolha dos vidros utilizados nesse processo de laminação, que produz o multilaminado, também interfere no aspecto e no desempenho final desse produto. Assim sendo, alguns tipos de vidros recebem predominância, como é o caso dos vidros temperados que são instalados como primeira camada, ou seja, a que entra em contato direto com os pés das pessoas. Isso porque o vidro laminado é mais resistente a impactos, evitando que a queda de uma peça pesada e rígida possa danificar essa primeira camada e comprometer a estética de toda a peça.

Os vidros texturizados, por sua vez, possuem superfícies com estampas gravadas no vidro que, ao serem utilizadas como pisos, funcionam como antiderrapantes. Nesse caso, a transparência total é substituída pela semitransparência, para se evitar escorregões nesse vidro transitável. Essa mesma característica de evitar escorregões pode ser acrescida com a utilização de um tipo especial de esmalte cerâmico, que é fixado ao vidro no processo de têmpera.


Espessura e instalação adequada


A utilização de pisos de vidros laminados é regulamentada pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 7199 – Vidros na Construção Civil – Projeto, execução e Aplicações.

Essa norma é do tipo que possui “Peso de Lei”, isso porque, em caso de acidente com vítima, um juiz irá consultá-la para apurar a responsabilidade na instalação, apontando, a partir de laudos, se essa norma foi ou não cumprida. No caso de descumprimento, o responsável pela especificação ou pela instalação responderá civil e criminalmente pelo acidente.

A NBR 7199, é, na verdade uma adaptação de normas europeias, acompanhada de uma fórmula matemática que permite o cálculo da espessura mais adequada para cada tipo de aplicação. Trata-se de um cálculo complexo, porém, existem sites de fabricantes de vidros que facilitam essa operação, bastando o preenchimento de algumas informações em um cadastro digital para se obter a espessura mais indicada para cada situação.

Em pisos instalados em alturas existem algumas limitações técnicas. A mais destacada é o apoio pelos quatro lados, em superfície devidamente emborrachada. As peças devem, também, ser instaladas com distanciamento de outras peças e isolamento com isolante ou vedante apropriado. As peças também devem estar fixadas ao caixilho, para que o vão continue indevassável mesmo em caso de quebra.


Degraus e mezaninos


São raras as aplicações residenciais para os pisos transitáveis de vidro. A maior parte desses atrativos estão instalados em locais públicos ou em lojas de alto padrão.

Uma versão simplificada dos pisos de vidro são os degraus de escadas. Existem vários tipos, incluindo versões com laminados de temperados sustentados apenas por ferragens de inox.


Popularização


Pisos transitáveis de vidro ganharam popularidade, passando a ser adotados tanto em obras recém-lançadas como também em monumentos arquitetônicos históricos.

A Torre Eiffel, de Paris (França), e a ponte de Londres (Inglaterra), são exemplos de aplicações adaptadas dos pisos transitáveis de vidro que, desde suas instalações, tornaram-se atrações à parte.

No mundo existem também verdadeiras obras de arte, nas quais o principal ponto de atração são os pisos transitáveis de vidro, tais como várias pontes chinesas atravessando desfiladeiros a centenas de metros de altura, como também mirantes avançados em fachadas de edifícios que incluem esse diferencial.


Maior piso de vidro transitável do Brasil


No Brasil, o piso transitável de vidro instalado em maior altura está localizado sobre o Vale da Ferradura, em Canela (RS), avançando 35 metros sobre o leito do Rio Caí, suspenso a 360 metros. Segundo os administradores do local, a plataforma de Canela é a maior das Américas (possui 7 metros a mais que a famosa Skywalk, sobre o Grande Canyon norte-americano) e uma das mais extensas do mundo.


Produção na Divinal Vidros


Na Divinal Vidros os multilaminados, produzidos com PVB ou SentryGlas, são acompanhados, de perto, por uma equipe técnica preparada e motivada para oferecer o melhor item do mercado. A empresa é referência há vários anos no fornecimento de vidros especiais e diferenciados, contando com estrutura eficiente e moderna para atendimento dos mais criteriosos pedidos. Faça um orçamento sem compromisso e confira! 


Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: