Por trás do espelho: conheça o processo de fabricação dessa solução

Vidro float, aspersão de prata e duas cortinas de tinta são os principais componentes do espelho, sendo que a prata é o elemento que confere maior poder de reflexão da luz. Fique por dentro


O que tem por trás do espelho? Esse questionamento aparentemente tão inocente de fato tem um fundo de verdade. Afinal, para adquirir o poder de reflexão da luz, o objeto necessariamente passa por uma técnica que utiliza elementos específicos – geralmente vidro, prata e tinta – transformando-o na solução funcional que conhecemos.


Especialistas indicam que um espelho de qualidade deve refletir cerca de 90% dos raios luminosos (a depender da utilização, o produto pode até apresentar níveis de reflexão menores, que variam de acordo com a quantidade e o tipo de matéria-prima aplicada). Não à toa, o processo de fabricação é rigoroso e deve seguir às normas do mercado, como a ABNT NBR 14.696 – Espelhos de Prata.


Como o espelho é feito?

O espelho “nasce” de um vidro plano do tipo float recém-produzido e de acordo com a NBR NM 294:2004, que se notabiliza pela superfície lisa e pelo alto índice de reflexão de luz. Ele deve ser limpo e, posteriormente, polido para receber uma camada muito fina (cerca de 10000 mm) de prata, alumínio ou cromo, aplicado com auxílio de um spray.


Vale ressaltar que os métodos citados são acionados na fabricação de espelhos para decoração destinados a móveis e a ambientes internos em geral.


Tipos de espelho

A fabricação do espelho resulta em produtos de diferentes modelos. Podem ser simples, de segurança, lapidados, bisotados, laminados, coloridos etc. Eles são aptos para uso em residências, hotéis, estabelecimentos comerciais, escritórios, elevadores e mais. Podem ser colocados em:

  • Paredes (inclusive de banheiros);
  • Tetos;
  • Tampos de mesas;
  • Portas;
  • Guarda-roupas.


Consulte o departamento técnico para ver a forma correta de aplicações e restrições, conforme a norma técnica.


Você sabia?

A Divinal Vidros é um dos fornecedores que trabalha apenas com espelhos sem cobre, produzidos a partir de um moderno método de fabricação química que não agride o meio ambiente.


A empresa fornece o material cortado em diferentes formatos, com lapidação, bisotê e incisões.
Disponível em diferentes dimensões (3210 x 2200 mm | 3210 x 2400 mm | 6000 x 3210 mm) e espessuras (2 a 6 mm), nas cores prata, cinza, bronze e extra-clear.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 29 nov., 2023
Descubra modelos de espelhos decorativos que transformam espaços residenciais e comerciais em verdadeiras obras de arte.
Share by: