Vidros de proteção solar reduzem o calor e bloqueiam os raios UV

Muito comuns em fachadas de grandes edifícios, os vidros de proteção solar também são ideais para projetos residenciais onde o conforto térmico é essencial. Fique por dentro dessas e outras vantagens.


Na hora de construir exuberantes arranha-céus com fachadas envidraçadas, um dos desafios na etapa de projeto é especificar uma solução que evite a ação agressiva do sol, que pode esquentar demais os ambientes internos e causar desconforto térmico aos ocupantes do edifício. Para isso, os vidros de proteção solar são boas escolhas nessas circunstâncias.


Mas como atuam? Quais fatores os tornam tão especiais no mercado? Será que podem ser utilizados em qualquer tipo de empreendimento ou residência? Essas e outras questões são esclarecidas a seguir.


Como os vidros de proteção solar são produzidos?

Na verdade, o método de fabricação não se difere tanto dos outros modelos.


Os vidros de proteção solar são fabricados com uma tecnologia de ponta, na qual recebem uma deposição de camadas de óxidos metálicos (como titânio, níquel) na superfície do vidro. Ou seja: quanto mais refletivo o vidro for, maior sua capacidade de controlar o calor e a entrada de luz.


Eles podem ser vidros temperados, ganhando uma resistência contra impactos até cinco vezes maior  que o vidro comum e um desempenho térmico superior quando vidros laminados (quando possui duas camadas de vidros intercaladas por uma camada de PVB – Polivinil Butiral) ou vidros insulados.


Vantagens

Como já citado, o principal benefício desse produto é a redução de calor. Além disso, barra a entrada dos raios ultravioleta (UV) e, por consequência, prolonga a vida útil de móveis, tapetes, cortinas, aparelhos domésticos e outros elementos de decoração.


É, ainda, uma solução que traz economia ao estabelecimento ou residência, pois diminui a necessidade de utilizar ar-condicionado e iluminação artificial. Por isso, é um bom aliado do meio ambiente (alguns edifícios utilizam esse material para obter pontos na certificação LEED do Green Building Council). Sem dizer que valoriza significativamente o visual de um edifício.


Saiba mais

Alguns modelos do mercado têm a capacidade de reduzir o calor em até 70% nos ambientes, bloquear quase 100% dos raios UV e economizar de 15% a 30% de energia elétrica. É o caso dos vidros de proteção solar da linha Habitat, da Cebrace, que são destinados a empreendimentos residenciais. Eles são fornecidos nos modelos refletivos e neutros.


A série é comercializada pela Divinal Vidros com garantia de reposição e disponibilidade em estoque a pronta entrega.


Onde utilizá-los?

Os vidros de proteção solar normalmente predominam em fachadas edifícios. No entanto, também podem ser utilizados em portas, janelas, varandas, divisórias e até mesmo em coberturas. São a escolha preferida de arquitetos para grandes prédios comerciais e corporativos, mas estão ganhando um espaço cada vez maior no segmento residencial.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 29 nov., 2023
Descubra modelos de espelhos decorativos que transformam espaços residenciais e comerciais em verdadeiras obras de arte.
Share by: