Vidros de segurança: os benefícios e as diferenças que você precisa conhecer

Você conhece bem os vidros de segurança? São os principais tipos de vidro utilizados na construção civil e têm como o objetivo garantir a proteção das pessoas. Também servem para oferecer mais modernidade, beleza e praticidade para as obras.


O vidro de segurança é o mais utilizado na construção civil. Isso porque – como o próprio nome já diz – oferece a segurança necessária para locais onde as pessoas têm contato frequentemente.


Outro benefício do uso dos vidros de segurança é tornar o ambiente mais agradável e moderno. Você ainda pode utiliza-los para aproveitar a luz solar, o que ajuda a economizar na conta de energia.


Para fornecer maior segurança às pessoas o ideal é optar por vidros temperados ou vidros laminados.


Diferentemente do vidro comum que se quebra em pedaços cortantes, estes dois tipos oferecem menos riscos de acidentes graves.


É de extrema importância que os profissionais do mercado vidreiro estejam preparados para lidar com cada tipo de vidro. Com isso, você passa a conhecer melhor o material, suas características individuais e as melhores formas de aplica-los em suas obras.


Pensando nisso, preparamos um resumo sobre dois tipos de vidros de segurança para você não ter surpresa na hora de trabalhar com eles.


Vidro de segurança temperado

O vidro temperado tem esse nome por passar pelo processo de têmpera. Isso acontece quando o vidro comum corre por roletes cerâmicos e atravessa um forno a aproximadamente 700ºC. Em seguida, é resfriado bruscamente de forma controlada adquirindo a característica do vidro temperado.


Após o processo, este novo vidro temperado pode ficar até 5x mais resistente que o comum. Outro benefício do vidro de segurança temperado é que, ao quebrar, se transforma em cacos muito menores e menos cortantes que os de um vidro comum.


Quer conhecer mais sobre o vidro temperado? Confira nossa lista com 5 vantagens de utilizar vidro temperado em seu projeto.


Algumas aplicações do vidro temperado são: portas; janelas; divisórias, box de banheiro; tampos de mesa; vitrines, muros de vidro.


Vidro de segurança laminado

O vidro laminado é criado da junção de duas placas de vidro comum, unidas por uma camada de Polivinil Butiral (PVB). A resina não só une as duas faces, mas também é responsável por manter os pedaços fixados nela em caso de quebra. Isso reduz o impacto, não permitindo que objetos atravessem o vidro facilmente.


Ao quebrar, o vidro temperado se divide em pequenos cacos pouco cortantes e reduz o risco de acidentes

Além da segurança, os vidros laminados também têm diversos benefícios.


Um exemplo é a filtragem de 99,6% dos raios ultravioleta, que são responsáveis por danificar móveis e objetos expostos ao sol por muito tempo.


A redução de ruído também é um atributo buscado por aqueles que optam pelos vidros laminados.


Algumas aplicações comuns do vidro laminado são: fachadas; guarda corpos; pisos; escadas e outros locais com risco de impacto humano.


Antes de instalar, fique atento à regra NBR 7199 da ABNT

Você já conhece a norma NBR 7199? Se não conhece, é fundamental conhece-la. Trata-se da maior referência para aplicação de vidros na construção, situada na Associação Brasileira de Normas Técnicas.


Mesmo já tendo noção e experiência com os vidros de segurança, não hesite em revisitar a norma. É importante ter certeza de que está executando a aplicação correta. Além disso, ao seguir as normas você evita diversos problemas futuros.


A NBR 7199 irá te guia na escolha do vidro correto para a sua obra de forma bem clara, com toda informação disponibilizada em uma tabela.


Agora que você já conhece os vidros de segurança e como garantir que a aplicação será feita da melhor maneira, o próximo passo é encontrar um fornecedor de confiança e que não te deixe na mão.


A Divinal Vidros está há mais de 67 anos no mercado vidreiro processando e distribuindo vidros planos da melhor qualidade. Trabalhamos sempre em parceria com marcas conceituadas para que você e seu cliente contem com toda a confiabilidade dos nossos produtos.


Em 2019, fomos premiados com o Top Extreme Brand entre as marcas mais lembradas pelo mercado ao longo das últimas duas décadas.


Mesmo durante a crise da COVID-19 estamos operando normalmente, tomando todos os cuidados para ajudar no combate ao vírus. Entre em contato agora conosco e faça seu orçamento.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: