Qual é o tipo de vidro ideal para portas pivotantes? Inspire-se com alguns modelos e ideias

A porta pivotante de vidro já se tornou um ícone da decoração contemporânea. Seu estilo projetado e jeito de abertura transformam a entrada de qualquer ambiente, seja uma grande sala de estar ou mesmo um hall de entrada.


Não é à toa que os modelos vêm ganhando cada vez mais espaço nos projetos residenciais.


Símbolos de sofisticação e elegância, as portas de vidro pivotantes carregam esse nome por seu modo de abrir e fechar.


O mecanismo de abertura é totalmente diferente das portas comuns – ou portas de abrir –, com um sistema de fixação vertical por meio de pivôs.


Os pinos são instalados na parte superior e inferior da porta, sempre alinhados. A grande diferença é que eles não são fixados no limite da peça, mas sim com uma folga para que fique o vão aparente quando a porta está aberta.


A porta pivotante permite o uso de peças de vidro mais pesadas e largas, uma vez que o apoio está nos pinos. Eles fazem a porta girar e se apoiar em um eixo vertical. Assim, a aplicação distribui melhor o peso e facilita a movimentação.


Mais do que a mecânica, os modelos também costumam ser diferentes em altura e largura. Peças maiores criam um visual completamente fora do padrão e encantam as pessoas.

porta pivotante de vidro fumê

As vantagens de utilizar portas de vidro pivotantes

A porta é responsável pela primeira impressão nos projetos. Por esse motivo, para os decoradores, é importantíssimo investir em uma peça que reflita a intenção do projeto.


Se engana quem pensa que as portas pivotantes de vidro são utilizadas apenas na entrada da casa. Hoje, já é comum encontrar esse tipo de porta em ambientes internos.


Ainda é possível utilizar diversos tipos de vidro com benefícios diferentes. O vidro serigrafado, por exemplo, traz uma ampla diversidade de cores e ainda mais estilo à peça.


Outro fato que surpreende são as ferragens escondidas, que criam a sensação de uma aplicação muito mais agradável visualmente.


Por fim, temos a economia de espaço com as portas pivotantes. Mas como uma porta maior pode economizar mais espaço?


Como dissemos acima, ela não é fixada nas extremidades. Isso significa que, quando está aberta, uma parte fica para fora e a outra para dentro, dando mais espaço útil para a região em que a peça está.


Em resumo, esses são os benefícios das portas de vidro pivotantes:

  • diversidade de opções e estilos de vidro;
  • apelo visual mais agradável;
  • ferragens não aparentes;
  • economia de espaço (em alguns casos);
  • imponência e personalidade do projeto.


Quais tipos de vidro utilizar nas portas pivotantes?

O que guia a escolha do tipo de vidro para a porta pivotante é onde ela será aplicada e quais as necessidades de estilo e segurança desejadas no projeto.


Explicamos abaixo quais as vantagens de cada vidro para te ajudar no processo de definição.


Porta pivotante de vidro laminado

O laminado é considerado um vidro de segurança por conta da sua película de Polivinil Butiral, o PVB. Esse composto garante que, em caso de quebra, os cacos se mantenham presos à peça até que possa ser feita a troca.


Além disso, por ser construída com 2 folhas de vidro, as portas pivotantes de vidro laminado são ideais para aplicações na fachada ou em áreas externas da casa. Isso porque, caso haja uma quebra, não será necessária uma troca imediata, mantendo o ambiente interno protegido.


Porta pivotante de vidro temperado

Até 5x mais resistente que o vidro comum, o temperado também é considerado um vidro de segurança.


Ele é indicado para aplicações na parte interna da residência, sendo resistente à maioria dos acidentes que possam ocorrer e gerar um impacto na peça.


Símbolo de resistência e segurança no mercado vidreiro, a Blindex também está presente em muitos projetos de portas pivotantes de vidro.


Porta pivotante de vidro impresso

Os vidros impressos são um sucesso entre todos os modelos de porta de vidro de correr e de abrir. Nas pivotantes, não é diferente. Além do apelo visual customizado, também assegura mais privacidade para o ambiente.


Esse tipo de impressão faz com que a superfície do vidro tenha pequenos relevos na sua textura, dificultando a visualização através da peça, mas sem perder a luminosidade.


Recomendamos a utilização do impresso na área interna da casa onde é necessário ter mais privacidade, podendo unir madeira e vidro para um ambiente mais sofisticado.


Porta pivotante de vidro serigrafado e esmaltado

Esse tipo de vidro é o queridinho dos decoradores. Seu processo de pintura com esmalte vitral proporciona várias possibilidades de cores para todos os tipos de projeto, inclusive para portas pivotantes.


O vidro serigrafado também conta com o nível de segurança do temperado, fato que o torna uma escolha ainda mais acertada.


Na imagem abaixo, temos uma porta pivotante de vidro esmaltado na cor preta. O projeto é da arquiteta Andrea Buratto.

porta pivotante de vidro escuro

Como instalar porta de vidro pivotante?

Diferente das portas de abrir ou portas de correr, esse modelo precisa de atenção aos detalhes na hora da instalação. Por isso, listamos algumas dicas abaixo para te ajudar nesse momento.


  • Cuidado nas esquadrias: essa instalação precisa ter esquadrias, pelo menos na parte de cima e de baixo, uma vez que a sua sustentação depende de pinos nas extremidades para ser fixada.

    Pense também no tipo de esquadria que será usado e no nível de resistência dela. Em caso de peças mais pesadas de vidro nos eixos, é preciso utilizar ferragens que suportem uma carga maior. 


  • Tire as medidas corretas: como essa porta gira em torno de um eixo vertical que não é em uma das extremidades, ela ocupa espaço dos dois lados quando aberta. Tenha cuidado para não travar a movimentação da porta.

  • Não tente fazer a instalação sozinho: as portas pivotantes tendem a ser maiores que o padrão. Por conta disso, evite ir para a instalação sem, ao menos, um ajudante. Tanto para carregar a peça quanto para encaixá-la no lugar, conte com ajuda da sua equipe. 


Onde encontrar os melhores vidros para as portas pivotantes?

Projetos de alto nível como estes demandam vidros de altíssima qualidade. Por isso, é preciso contar com os fornecedores de qualidade que entreguem os vidros com o melhor acabamento possível. 


Não sabe onde encontrar o vidro ideal? Fale agora com o nosso time comercial e conheça toda a nossa linha Divinal Vidros cortados e beneficiados nas especificações exatas do seu projeto.

Solicitar orçamento

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: