Entenda o que é o vidro fantasia, impresso ou texturizado com 5 fatos e curiosidades

O vidro Fantasia, vidro impresso ou vidro Texturizado é um produto centenário, porém, nunca saiu totalmente de cena. Mais recentemente tem conquistado a preferência de designers de interiores e arquitetos na construção civil

 

O vidro fantasia, também denominado vidro impresso ou vidro texturizado está retomando seu espaço na arquitetura e no design de interiores, podendo ser temperado, laminado ou comum. Acompanhando uma tendência internacional, profissionais brasileiros passaram a buscar por esse material semi transparente, dotado de texturas impressas que promovem privacidade parcial e luz translúcida.

 

Confira, na sequência, cinco fatos e curiosidades sobre esse produto diferenciado. Popularmente conhecido como Vidro Fantasia, esse produto já foi designado e pode ser reconhecido pelos cinco nomes abaixo:

  1. vidro escorrido;
  2. vidro fantasia;
  3. vidro impresso;
  4. vidro texturizado;
  5. vidro Cebrace texturizado.


Vidro escorrido

O nome vidro escorrido foi adotado quando lançado pela Saint-Gobain (França) em 1890, após comprar a tecnologia da Vidraria Chance, de Birmingham (Inglaterra). O nome se dá por conta do processo de fabricação, o qual a “lava de vidro” escorre entre dois rolos gravados em alto-relevo, que imprimem uma estampa na “folha” de vidro como se fosse uma folha de papel. 


Vidro Fantasia

Esse nome foi adotado no Brasil, quando tais vidros começaram a chegar ao país, logo após a Primeira Guerra Mundial. Acabou popularizando-se, sendo utilizado até hoje. 


Vidro Impresso

Esse é o nome adotado pelos dois únicos fabricantes desse produto no Brasil. O primeiro fabricante foi a Saint-Gobain Glass, que montou sua fábrica em 1937 e que continua ativa, porém, fornecendo o produto como simples fornecedora. O segundo fabricante foi a União Brasileira de Vidros (UBV), que atuou no País de 1957 até 2018. 


Vidro Texturizado

Com o fechamento da UBV a Saint-Gobain tentou mudar o nome do produto, porém poucas pessoas adotaram essa nova nomenclatura. 


Vidro Cebrace Texturizado

Em 2021 a joint-venture entre Saint-Gobain e NSG Group Cebrace, decidiu extinguir a marca “Vidros Impressos Saint-Gobain” e tenta dar nova roupagem a esse produto, denominando-o Cebrace Texturizado. 


O vidro Fantasia, Vidro Impresso ou vidro Texturizado atualmente utiliza a roupagem Cebrace Texturizados, dividido em quatro linhas, totalizando 21 produtos. As linhas são

  • Classic;
  • Retrô;
  • Vitta;
  • Atrium


Linha Classic 

Com texturas suaves, é composta por:  Cebrace Texturizado Listral K, Cebrace Texturizado Arena C, Cebrace Texturizado Aramado, um tipo de vidro de segurança, e Cebrace Texturizado Canelado

Vidro fantasia, impresso e texturizado do tipo canelado


Linha Retrô 


Com toque de vidro tradicional para espaços residenciais e comerciais, é composta por: Cebrace Texturizado Monumental, Cebrace Texturizado Martelado, Cebrace Texturizado Japonês, Cebrace Texturizado Silésia, Cebrace Texturizado Folhas, Cebrace Texturizado Mosaico e Cebrace Texturizado Flor. 

Vidro fantasia, impresso e texturizado do tipo Silesia

Linha Vitta


Produtos versáteis e com texturas que se complementam, é composta por: Cebrace Texturizado Boreal, Cebrace Texturizado Teorema, Cebrace Texturizado Pirâmide, Cebrace Texturizado Marine e Cebrace Texturizado Focus.

Vidro fantasia, impresso e texturizado do tipo Teorema

Linha Atrium 

Linha que une as tendências contemporâneas e a cultura de usabilidade, é composta por: Cebrace Texturizado Master-Carré, Cebrace Texturizado Master-Soft, Cebrace Texturizado Masterflex, Cebrace Texturizado Fluid e Cebrace Texturizado Milano


Como identificar os vidros fantasia

Existe grande dificuldade em identificar certos tipos de vidros Fantasia, vidros Impressos ou vidros Texturizados no mercado. Essa dificuldade ocorre porque as fabricantes Saint-Gobain Glass e UBV já chegaram a oferecer um total de 40 padrões ao mercado. E hoje resumem-se a 21 tipos.


Além disso, com a saída da UBV, alguns padrões de maior sucesso passaram a ser produzidos, porém, com nome diferenciado. As principais mudanças podem ser resumidas nesta tabela.   

Nome UBV Nome SGG Nome Cebrace Linha
Aramado Aramado Aramado Classic
Ártico Monumental Monumental Retrô
Canelado Canelado Canelado Classic
Floral Flor Flor Retrô
Mini Boreal Boreal Boreal Vitta
Mosaico Mosaico Mosaico Retrô
Pirâmide Pirâmide Pirâmide Vitta
Pontilhado Listral K Listral K e Arena C Classic
Silésia Silésia Silésia Retrô

Quais as vantagens do vidro fantasia?


O vidro Fantasia, vidro Impresso ou vidro Texturizado oferece vantagens únicas. Trata-se de vidros capazes de promover privacidade parcial, ideal para serem instalados em janelas de banheiros, portas, divisórias ou fachadas de vidro7, promovendo aproveitamento da luz natural, espalhando essa luz de forma difusa, de modo a oferecer luz agradável e não ofuscante.


Além disso, possuem variedade de texturas que valorizam ambientes e relevos que camuflam marcas de dedos e outros tipos de manchas. São vidros que podem ser temperados, laminados ou comporem laminados de temperados, assim como, multilaminados. 


Quando aplicado em pisos de vidro e degraus, na composição de vidros laminados, laminados de temperados ou multilaminados, oferecem a vantagem de ser antiderrapante. Lembrando que, nem todos os texturizados são passíveis de têmpera ou laminação. É necessária uma especificação criteriosa para garantir a segurança, atendendo as normas da ABNT.


Onde encontrar os melhores vidros fantasia do mercado?


A Divinal Vidros é uma das poucas empresas nacionais que trabalha com praticamente todos os tipos de vidros Cebrace Texturizados, desde vidros laminados até os comuns. E ainda possui em estoque alguns padrões da extinta UBV e da marca Saint-Gobain Glass para reposições.


Portanto, se precisar de vidros fantasia, vidros impressos ou vidros Cebrace Texturizados, procure um vendedor da Divinal Vidros. Ele saberá lhe atender como você necessita, sanando as suas dúvidas e auxiliando na conclusão do seu projeto! 

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: