Fachadas de vidro: estética, economia e eficiência energética

Fachadas de vidro, ou fachadas envelopadas com vidro, são uma tendência em projetos de arquitetura. Aliado aos avanços da tecnologia vidreira, o uso desse material contribui para empreendimentos cada vez mais modernos, arrojados e até mesmo ambientalmente amigáveis – o que também impacta na eficiência energética. 


Quer saber por quê? Confira a seguir as vantagens de usar fachadas de vidro em projetos de edifícios. 

 

1. Forte apelo estético

O vidro agrega valor estético à arquitetura. Usado em fachadas de edifícios corporativos, proporciona um visual de impacto. Ou seja: destaca a construção, quando ela é comparada a prédios que são fechados com alvenaria.


Além disso, é uma solução que oferece oportunidades para a criação de designs mais inovadores e criativos. 

 

2. Variedade de aplicações

Além de ser peça-chave para uma fachada de visual impactante, o vidro é bastante funcional. Exemplo disso é o uso de vidros estruturais, instalados de forma autoportante sem a necessidade de encaixilhamento. 


Os vidros também podem ser usados em coberturas, portas, divisórias e vitrinas de prédios comerciais, corporativos e de uso misto.


Importante: o especificador deve se atentar para os requisitos da norma ABNT NBR 7199, que define o tipo de vidro adequado para cada aplicação.

 

3. Resistência

As propriedades químicas e térmicas do vidro o tornam resistente a intempéries. Por isso, é um dos materiais de maior durabilidade na indústria da construção. Entre os modelos disponíveis estão os vidros de segurança (temperado e laminado). 

 

4. Conforto e economia

Quando o assunto é sustentabilidade, os vidros dão um “show” à parte. Eles tornam as edificações luminosas e arejadas, além de contribuírem para a redução do consumo de energia (principal impulsionador das construções modernas).


É bom saber!


Atualmente, as edificações brasileiras consomem aproximadamente 50% da energia elétrica nacional.

 

Para locais onde a incidência do sol é um problema, os vidros de proteção solar –também conhecidos como vidros de controle solar ou vidros refletivos – entram em cena. Eles são capazes de controlar a energia solar que entra no ambiente e tornam o interior da casa ou do escritório mais confortável, reduzindo a necessidade de usar aparelhos de refrigeração artificial. 


Já em regiões mais frias, os vidros duplos ou insulados ajudam a estabilizar a temperatura interna, ou seja, diminuem a necessidade de aquecedores. 


Importante: para a especificação adequada do vidro, o arquiteto deverá se atentar ao que diz a norma ABNT NBR 16023 – Vidros revestidos para controle solar – e ABNT NBR 16015 – Vidros insulados, além da Norma ABNT NBR 7199. 

 

5. Limpeza

O acúmulo de sujeira na fachada envidraçada não é mais problema para os arranha-céus. O vidro autolimpante possui um revestimento especial que faz uso dos recursos naturais (raios UV e água da chuva) para eliminar a sujeira orgânica. Também é um grande aliado de projetos sustentáveis, uma vez que reduz o consumo de água com as lavagens, assim como o uso de detergentes poluidores. 

 

6. Integração

O vidro permite a conexão visual com o cenário externo. Essa integração é importante, principalmente, em escritórios corporativos, pois deixa o ambiente mais agradável, contribuindo para o bem-estar dos funcionários. 

Precisa especificar vidros de qualidade?


Conte com a Divinal Vidros – A melhor Marca Distribuidora de Vidros! Comercializamos mais de 90% dos vidros disponíveis no mercado. Todos desenvolvidos em conformidade com as Normas Técnicas da ABNT. 

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Colaboradora manipulando folha para parede de vidro
Por Vito Santos 14 de novembro de 2025
Guia técnico das paredes de vidro para profissionais. Domine NBR 7199, especificação de vidros (laminado, temperado, proteção solar) e dicas de instalação.
Sacada com cortina de vidro
Por Vito Santos 13 de novembro de 2025
Otimize projetos com Cortina de Vidro. Confira vantagens, aplicações, preço por m², dicas de manutenção, segurança e escolha de materiais no seu projeto.
ABNT NBR 7199
Por Caio Latorre 31 de julho de 2025
Entenda a atualização da norma ABNT NBR 7199, os diferentes tipos de vidros de segurança permitidos, suas aplicações e os impactos para o mercado vidreiro