Vidro temperado, vidro comum e vidro laminado: quais são as principais diferenças?

Vidro é tudo igual? Não. Muito pelo contrário. Além do vidro comum, também temos o vidro laminado e o vidro temperado, dois dos mais conhecidos pelo mercado. Mas não para por aí.

Ao longo do tempo foram desenvolvidas diversas técnicas de produção do vidro. Isso possibilitou a criação de vários tipos diferentes de vidros, como as mencionadas acima. Os diversos tipos de vidro passaram a ser utilizados em várias aplicações.


As mais comuns são janelas e portas de vidro, mas também há divisórias, tampos de mesa, prateleiras, acabamento para móveis e muitas outras.


O primeiro tipo criado foi o vidro comum. Só depois é que vieram os processos de beneficiamento, que por sua vez passaram a agregar diversas características aos vidros.


Destas novas técnicas surgiram o vidro temperado e o vidro laminado. Junto ao comum, são os mais utilizados em todo o mercado vidreiro.


Ficou curioso para entender quais são as diferenças entre os três principais tipos de vidro? Confira abaixo como é o processo de produção de cada um deles, suas características e principais diferenças.


Vidro comum

O vidro comum é fabricado a partir de uma mistura de sílica, sódio, cálcio, magnésio e outros compostos. Estes elementos são aquecidos a 1600 ºC até se transformarem em um líquido, que acaba despejado em uma banheira de estanho e fica boiando na superfície.


Por fim, é resfriado até que se torne o vidro na forma sólida que nós já conhecemos.


Em seu formato padrão, o vidro comum é transparente, liso, duro e impermeável. Por ser mais frágil e quebradiço, hoje em dia é muito mais utilizado como base para ser beneficiado.


Os processos de beneficiamento do vidro comum fornecem diversas características, o transformando, por exemplo, em vidro temperado e vidro laminado, os quais iremos falar um pouco mais a seguir.


Mesmo sendo pouco usado em sua forma comum, o vidro deve seguir os mais rígidos procedimentos de produção para atestar máxima qualidade. Desta forma, são evitadas diversas complicações que podem vir a se tornar grandes dores de cabeça no futuro, seja em um processo de beneficiamento ou até mesmo na instalação.


Vidro temperado

O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum mesmo com espessuras semelhantes.


Não à toa é considerado um vidro de segurança e muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, que tornam desnecessário o uso de caixilhos.


O tratamento térmico de têmpera consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico).


Em seguida, o vidro é resfriado bruscamente. Este processo faz com que o vidro se torne ainda mais resistente à flexão e passe a suportar variações de temperatura de até 200ºC.


O vidro temperado pode ser cortado?

Essa é uma dúvida muito recorrente. Muitos se perguntam se o vidro temperado pode ser cortado, mas nem todos sabem a resposta correta.


Não, o vidro temperado não deve ser cortado.


Após passar pelo processo de têmpera, o vidro ganha muita resistência, mas acaba perdendo sua flexibilidade. Isso faz com que, ao ser cortado, partido ou perfurado, haja uma quebra do material com mais facilidade.


Quando a tentativa acontece na região das bordas, a chance de quebra é ainda maior.


Por isso, a manipulação do vidro temperado precisa acontecer antes do processo de beneficiamento. Ou seja, o momento de fazer furos, cortes e acabamentos é antes de ir à têmpera. Assim é possível garantir a integridade e qualidade da peça.


É por este e outros motivos que sempre recomendamos fornecedores de confiança na hora de comprar seus vidros.


Evite surpresas negativas e conte com um parceiro reconhecido pelo mercado em suas obras.


Vidro laminado

Assim como o vidro temperado, o vidro laminado também é considerado um vidro de segurança. Este tipo de vidro é composto por duas – ou mais – placas de vidro unidas por uma – ou mais – camadas intermediárias de Polivinil Butiral (PVB).


As características do vidro laminado o tornam muito mais resistente a impactos do que outros tipos de vidro. Além disso, a película de PVB também filtra até 99,6% dos raios ultravioleta, responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos.


Outra vantagem proporcionada pelo vidro laminado é o controle acústico. A película de PVB é responsável por amortecer as vibrações sonoras, criando uma redução considerável de ruídos.

escada transparente de vidro laminado

O vidro laminado pode ser combinado?

Por ser resultado da união de duas – ou mais – placas de vidro, o vidro laminado pode combinar ainda outras propriedades.

Ou seja, em vez de unir duas placas de vidro comum, você pode optar por um vidro laminado que junta duas placas de vidro temperado com o PVB, por exemplo.


Além de criar uma peça ainda mais resistente e que auxilia no controle acústico e de iluminação, a peça ainda terá as qualidades do vidro temperado.


Esse tipo de personalização pode ser um diferencial para atender às diferentes exigências de segurança, assim como ideias e inovações estéticas para o seu projeto.


Vidro laminado ou vidro temperado: qual é o melhor?

Mesmo que seja muito recorrente esse tipo de pergunta, a resposta varia conforme o projeto.


Um tipo de vidro não é melhor que o outro. Eles apenas possuem características diferentes e são funcionais de acordo com a necessidade de cada obra.


O ponto a ser observado é o tipo de projeto em que você está e qual será a função aplicada para o vidro em determinados locais. Se vai utilizar o vidro em um local sem caixilho, o vidro temperado deverá ser a escolha certa, já que pode ser aplicado desta maneira.


De outro lado, se você pretende aplicar um piso de vidro, o vidro laminado será a opção ideal para você. Muito mais resistente, ele com certeza atenderá à sua necessidade específica neste caso.


Podemos ver que não há como responder essa pergunta escolhendo um tipo ou outro do vidro. É por isso que a sua empresa deve trabalhar com ambos e fazer mais negócios, entregando sempre o que há de melhor para o seu cliente.


Onde encontrar todos os tipos de vidro com a melhor qualidade?

Não basta oferecer um bom serviço se os vidros que você oferece não são de alta qualidade. Há uma maneira de agregar vidros de qualidade sem perder o preço competitivo no mercado.


Nós, da Divinal Vidros, trabalhamos com excelência no beneficiamento e distribuição de vidros desde 1953. Contamos com uma imensa gama de produtos, dos vidros temperados, vidros laminados e muitos outros para que seu projeto seja concluído da melhor maneira.


Conheça a ampla linha de vidros e espelhos que estão à disposição para transformar a sua obra. Entre em contato com o nosso time comercial ou clique neste link.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 29 nov., 2023
Descubra modelos de espelhos decorativos que transformam espaços residenciais e comerciais em verdadeiras obras de arte.
Share by: