Dicas de manutenção e limpeza para sistemas de envidraçamento

Muitos especificam o vidro por se tratar de um item que garante visual moderno, performance termo-acústica, proteção contra a entrada de raios ultravioleta (UV), integração entre os espaços e outras vantagens. Poucos, no entanto, sabem que o material e seus componentes exigem cuidados especiais.


Negligenciar a limpeza e a manutenção do sistema de envidraçamento – seja em fachadas, sacadas ou boxes de banheiro – pode comprometer o desempenho do produto e, até mesmo, colocar em risco a segurança dos usuários.


A seguir, confira as principais recomendações para prolongar a vida útil da solução utilizada em seu projeto.


Fachadas de vidro: limpeza profissional

fachada de vidro de prédio comercial

Poeira, fuligem, chuva…sim, é trabalhoso manter a fachada de vidro de um edifício limpa o tempo todo. Mas é uma tarefa necessária, afinal o elemento é o “cartão de visita”, o responsável pela identidade arquitetônica do prédio. Mais do que isso, ele exerce um papel importante para o funcionamento da edificação no que diz respeito à iluminação e à proteção contra ruídos e raios solares – como já citado.


O processo de limpeza deve ser realizado por mão de obra profissional. Cabe à administração do condomínio contratar uma equipe especializada nesse tipo de trabalho.


Em casos de construções de pouca altura, o serviço geralmente é feito do chão com escovas e rodos de longo alcance. Já em grandes alturas, a empresa precisa seguir as recomendações de segurança da NR 35 (que abrange atividades acima de 2 metros do nível inferior), com EPIs adequados e acesso por balancim ou corda.

 

Utiliza-se sabão neutro, água (sem jatos fortes, pois podem comprometer a estanqueidade do vidro), esponja, pano e outros produtos mais específicos que ajudam na tarefa. É estritamente proibido o uso de soluções abrasivas, já que podem riscar ou causar corrosão à superfície envidraçada.


A limpeza deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao ano. Porém, a periodicidade pode variar de acordo com a localização do edifício – em situações com exposição intensa à poluição, à maresia ou à chuva, o cuidado deve ser maior.


Sacadas de vidro pedem vistoria anual

sacada de vidro divinal

Quem não gosta de contemplar a paisagem através de uma agradável sacada? Para assegurar que o sistema de envidraçamento desse ambiente esteja sempre em bom estado de funcionamento, a atenção começa logo na montagem.


É isso mesmo: é fundamental que a empresa contratada saiba instalar o produto de forma correta, cumpra o prazo de garantia estabelecido pelo mercado (pelo menos cinco anos) e oriente quanto às condutas de limpeza e conservação.


O usuário pode solicitar à vidraçaria uma vistoria anual, assim é possível testar se todos os componentes do sistema estão funcionando corretamente, se há descolamentos ou ressecamentos das peças e se há riscos de quebra ou queda do painel de vidro. Nessa checagem, também são considerados acessórios como roldanas, pivôs, trilhos e escovinhas.


Manutenção preventiva de boxes

Engana-se quem pensa que boxes de banheiro não demandam manutenção preventiva. A prática é tão recomendada que a Blindex® – referência na fabricação de sistemas com vidro temperado – lançou uma campanha de segurança para os usuários.

box de vidro divinal

De acordo com a ABNT NBR 14207/2009, a revisão dos boxes deve ser feita a cada ano. Isso inclui o vidro, a trava de segurança, os aparadores, a guia, o suporte de parede, a trava de suporte, o puxador e a dobradiça. Nessa tarefa, o técnico também irá verificar se todos os sistemas de fixação estão corretos, o estado de conservação das peças, entre outras medidas. Em caso de necessidade, os componentes devem ser trocados imediatamente junto ao fabricante.


Para prolongar a vida útil do produto, deve-se evitar impactos na hora da abertura ou fechamento das portas, esforços mecânicos excessivos e o contato com materiais mais rígidos. Outra dica é mantê-lo sempre limpo e seco após o banho.



E para limpar corretamente, basta água, sabão e detergente neutro – ou outros produtos específicos para limpeza do vidro. O usuário deve evitar substâncias abrasivas ou ácidas, bem como objetos pontiagudos.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 29 nov., 2023
Descubra modelos de espelhos decorativos que transformam espaços residenciais e comerciais em verdadeiras obras de arte.
Share by: