Piscina de vidro: qual vidro usar, modelos e cuidados

Piscinas de vidro, ou até mesmo com fundos de vidro, têm sido construídas por todo o mundo, assim como as fachadas de vidro. E estão fazendo fervilhar a mente de arquitetos e proprietários de imóveis ou estabelecimentos de alto padrão.

 

Atração natural, seduzem pela beleza e possibilidades de entretenimento. Quer saber mais sobre elas? Continue lendo

 

Investidores da área de imóveis costumam dizer que piscinas comuns costumam valorizar construções em até 30%.

 

O que dizer, então, de uma piscina que possua uma lateral de vidro, que abre possibilidade para uma iluminação noturna colorida que se propaga pelo seu entorno?

 

Muitos diriam que, dependendo do valor do imóvel, é retorno garantido. 


Criadas para impressionar

“Criadas para impressionar” seria a frase mais adequada para as piscinas com bordas de vidro. Afinal, até poucas décadas atrás esse material era tido como frágil e perigoso.

 

Como entender que, em relativamente pouco tempo, tornou-se capaz de ser empregado em uma aplicação que usa vidro na construção civil e, como se sabe, suporta elevada e constante pressão.

 

Questões como essa despertam a curiosidade e atenção, especialmente dos usuários. 


Aproveitamento com requinte

Piscina de vidro elegante para aproveitamento com requinte

Uma lateral de vidro, quando aplicada em piscina, é uma área de lazer capaz de aproveitar a topografia dos terrenos de forma inteligente.

 

Com projetos de piscinas de vidro, um grande e pálido muro de cimento dá lugar a uma vitrine onde pais podem acompanhar os filhos brincando.

 

E, quem está dentro pode enxergar o cenário externo. Esse aspecto lúdico, que permite a visualização de pessoas mergulhando e cenas que não seriam tornadas públicas de outra forma, cria o “sonho de consumo” nos empreendedores de alto padrão


Segurança garantida

Logicamente não basta a uma piscina com lateral de vidro agregar sofisticação e exclusividade. A piscina de vidro deve ser totalmente segura, o que só pode ser obtido com cuidados que precisam ser tomados dos rabiscos e cálculos iniciais até a colocação final e vedação dos vidros. 


Multilaminados em destaque 

A Divinal Vidros consegue produzir os vidros multilaminados, em muitos casos compostos também por vidros temperados que são utilizados nesse tipo de instalação.

 

Um dos cuidados essenciais é o de nunca instalar vidros com acabamento de bordas prejudicados por lascas ou microfissuras. A borda deve estar sempre polida e intacta.

 

A espessura e a quantidade de vidros utilizados em cada peça dependem de vários fatores


Dimensionamento adequado

Piscina de vidro com dimensionamento adequado

Por meio de cálculos específicos, que devem ser feitos por empresas especializadas, é obtido a espessura adequada com fator de segurança apropriado para a aplicação.

 

Desta forma, numa eventual quebra da peça o sistema permanece estável, explicando a necessidade do uso de vidros de segurança

 

Por se tratar de vidros laminados com Polivinil Butiral (PVB), as bordas do vidro devem ser protegidas da umidade, pois esse intercalador, apesar de poder ser molhado, não deve ficar submerso por longos períodos. 


Mais de uma tonelada

Por serem extremamente grossos, os vidros para uma lateral de piscina, que são geralmente aplicados em peça única, chegam a pesar mais de uma tonelada.

 

Devido ao risco durante o manuseio e a aplicação de uma peça de vidro de peso tão elevado, fabricantes costumam emoldurar tal peça em uma estrutura de aço inox.

 

Para sua aplicação no local, na maioria das vezes, é utilizada a mesma técnica aplicada em “comportas” fluviais, em um trilho “esculpido” em concreto armado ou encaixado em ferragens de aço especialmente desenvolvidas para essa finalidade.

 

A vedação é feita com silicone estrutural apropriado. 


Tipos possíveis

Piscina de vidro elegante ilustrando os tipos possíveis de construção

É possível a construção de piscinas inteiramente feita em vidros. Na Internet é possível acessar obras em que até mesmo o fundo da piscina é produzido com esse material.

 

A espessura depende da dimensão da peça e, principalmente, da profundidade da coluna d’água; ou seja, o quão profundo será o vidro na piscina, pois quanto maior a profundidade, maior será a pressão

 

Mais comum, entretanto, é que apenas uma lateral da piscina seja de vidro. O restante montado em concreto revestido de azulejos. Porém, não há limitações ou regras.

 

Uma piscina pode ser feita totalmente em vidros, ou ter as quatro laterais feitas desse material. Ou ainda três, ou, até mesmo, duas laterais. 

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: