Vidro de proteção solar: o que é, como funciona e de que jeito usar

proteção-solar_blog

Você provavelmente já viu grandes prédios com fachadas de vidro refletivo nos centros comerciais, não é mesmo? Em casos como esses, o tipo escolhido normalmente são os vidro de proteção solar.

Multifuncionais, eles contam com benefícios que vão muito além da estética.

O vidro de proteção solar auxilia no controle de luminosidade, proporciona conforto térmico e ainda filtra os raios UV.

Esse tipo de vidro é selecionado para projetos de fachadas e locais onde a incidência de luz do sol é intensa. Suas propriedades garantem funcionalidade à obra e total utilização por parte dos usuários.

Poucos profissionais do vidro, no entanto, possuem conhecimento aprofundado sobre esse produto.

As características, benefícios e aplicações do vidro de proteção solar precisam estar na ponta da língua para que você consiga vender o produto para projetos e obras de seus clientes.

Por isso, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre os vidros de proteção solar. Confira abaixo.

Como funcionam os vidros de proteção solar?

A combinação dos óxidos à mistura faz com que o vidro reaja de maneira diferente quando exposto à luz natural.

O vidro de proteção solar passa a contar com 3 características otimizadas e que o tornam muito funcional: absorção, transmissão e reflexão.

Todas as características estão diretamente ligadas ao calor e a luz emitidos pelos raios solares. Cada uma, porém, exerce uma função específica para garantir a maior eficiência do vidro.

  1. Vidro com mais absorção

    O vidro de proteção solar absorve muito mais calor do que o vidro comum, colaborando para que a parte interna do ambiente não esquente.

    O Fator Solar (FS) é a medida utilizada para saber quanto calor será absorvido.

    Por exemplo, se o vidro tem nível 40FS, significa que 40% do calor que entraria no ambiente, caso houvesse um vidro comum no local, será absorvido.

  2. Mais transmissão

    A superfície do vidro de proteção solar é capaz de absorver mais calor do que o vidro comum, mas também é preciso direcioná-lo para algum lugar. E não poderá ser para dentro do ambiente.

    Com mais poder de transmissão, esse vidro ajuda no controle de temperatura direcionando o calor para a face externa.

  3. Mais reflexão

    O aspecto espelhado desse vidro é o grande responsável por refletir grande parte da luz natural, deixando o ambiente interno mais agradável.

como funciona o vidro de proteção solar
Como funciona o vidro de proteção solar: mais absorção, reflexão e transmissão

Quais são os benefícios do vidro de proteção solar?

Na versão laminada, o vidro de proteção solar bloqueia até 99% dos raios UV. Essa característica é essencial para não prejudicar a pele das pessoas que habitam o ambiente interno e evitar danos a móveis e utensílios.

A economia de energia também é garantida.

Com maior controle térmico sobre o ambiente, a utilização de ar-condicionado ou aquecedor acaba sendo reduzido. Isso também acontece com o uso de iluminação artificial. Essa combinação proporciona um menor gasto energético por parte do usuário.

Outro benefício desse tipo de vidro é a estética. Fachadas inteiras com vidros de proteção solar conquistam olhares em todo o mundo, tornando-se referência de design e sofisticação.

Como os vidros de proteção solar são fabricados?

O momento em que a mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio se torna uma massa, pouco antes de ser transformada no vidro como conhecemos, são adicionadas algumas substâncias.

Durante o processo são adicionados óxidos ou sais, que em sua grande maioria são derivados de metais.

Ao se misturarem na massa, essas substâncias criam um revestimento metálico em uma das faces do vidro. Essa face é responsável por regular a entrada de luz, controlar a temperatura e outros benefícios aos ambientes.

Todos os vidros de proteção solar são refletivos?

Não. Nem todos os vidros de proteção solar são refletivos.

Por mais que grande parte destes vidros possuam características que os tornem espelhados, há alguns casos em que a face é totalmente translúcida.

A Habitat, linha de vidros de proteção solar residenciais da Cebrace, conta com uma linha neutra.

Quer saber mais sobre a linha Habitat? Clique aqui e conheça tudo sobre esse produto.

Além de proporcionar mais uma estética ao consumidor, essa linha tem conquistado cada vez mais clientes por sua qualidade e eficiência.

Onde utilizar o vidro de proteção solar?

Não há restrições de uso para esse tipo de vidro. É necessário, no entanto, ter cautela para não gerar gastos desnecessários ao projeto.

Você não vai precisar das características do vidro de proteção solar aplicado em um local onde o sol não bate ou que bate com pouca intensidade, por exemplo.

Normalmente, são utilizados em fachadas, janelas e demais obras que necessitam de um maior conforto térmico e mais proteção contra os raios solares.

Como citamos acima, ele é o preferido para projetos comerciais. Em prédios que recebem luz solar praticamente o dia todo e os funcionários passam muitas horas dentro do ambiente, essa é a escolha certa.

Em residências, este tipo de vidro é mais utilizado em fachadas, janelas ou varandas. É nestes ambientes externos que há maior incidência direta dos raios solares constantemente.

Onde encontrar vidros de proteção solar?

Essa é uma das perguntas mais fáceis de responder desse conteúdo. Para ter o melhor em vidros e espelhos basta contar com um fornecedor de confiança.

Ao ter um fornecedor com os melhores prazos e materiais, você está praticamente isento das dores de cabeça. Todos os profissionais do vidro precisam contar com um parceiro que honre os compromissos e entregue produtos e serviços de qualidade.

Nós estamos desde 1953 beneficiando e distribuindo o que há de melhor em vidros e espelhos, pensando sempre no melhor para você e também para o seu cliente.

Quer conhecer um pouco mais sobre as nossas linhas de vidro de proteção solar? Entre em contato com o nosso time comercial e seja um parceiro da Divinal Vidros.

A Divinal Vidros conta com uma linha completa de vidros de proteção solar refletivos e neutros, excelentes pedidas para qualquer obra.

Compartilhe:

3 Comentários - Escreva um comentário

  1. · Edit

    Tem como aplicar em um vidro temperado instalado uma solução para minimizar calor?

    Responder
    1. · Edit

      Olá Marcos, tudo bem?

      Para melhor atendê-la e sanar todas suas dúvidas, solicitamos que entre em contato pelo telefone (11) 2827-2100 ou (31) 2103-9633 ou se preferir pelo e-mail comunicacao@divinalvidros.com.br
      Estamos a sua disposição.
      Equipe Divinal Vidros

      Responder

Comentários