Tipos de vidro na construção civil: o guia completo para a sua obra

 

sacada-varanda-de-vidro

Os vidros são uma realidade na construção civil. Amplamente utilizados nos mais diferentes projetos, eles trazem mais beleza, sofisticação, funcionalidade e segurança aos ambientes.

Mas você sabe quais são e como são utilizados os vidros nessas obras?

Cada tipo de vidro tem a sua particularidade e, ao mesmo tempo, seu papel nas obras da construção civil.

Se olharmos para a parte externa, logo pensaremos em duas aplicações específicas: janelas e sacadas. Ambas necessitam de vidros de segurança. Ou seja, o vidro temperado e o vidro laminado são as escolhas ideais.

Já no ambiente interno é possível apostar no estilo ao criar divisórias de vidro ou até trazer mais cores aos móveis com o vidro serigrafado.

Ainda na parte interna, o box de vidro para o banheiro é uma escolha quase óbvia para todos os projetos. Porém, qual tipo de vidro é o adequado para essa aplicação?

Pensando em te ajudar, trazer respostas e ideias para a obra do seu cliente, nós preparamos um conteúdo completo sobre os principais tipos de vidro na construção civil.

Os tipos de vidro para cada aplicação na construção civil que você encontra neste conteúdo:

Vidro temperado

– Box de vidro

– Portas

– Fachadas

– Móveis

Vidro laminado

– Varandas

– Coberturas

– Fachadas

Vidro insulado

– Hospitais, laboratórios e clínicas

– Estúdios de música

Vidro serigrafado

– Portas e divisórias

– Paredes e móveis

Siga a leitura e aproveite ao máximo nossas dicas abaixo.

Vidro temperado na construção civil: onde utilizar?

O vidro temperado tem como principal benefício sua resistência, que o torna fundamental para aplicações na construção civil.

Além de ser até 5 vezes mais resistente a impactos, ele também aguenta temperaturas de até 200ºC.

Tudo isso acontece graças à fabricação, onde o vidro comum é submetido ao processo de têmpera. Após ser aquecida, a peça sofre um choque térmico para, então, adquirir as especificidades do vidro temperado.

Clique aqui e conheça 5 vantagens de utilizar o vidro temperado no seu projeto

Devido às características, ele é considerado um vidro de segurança, o que o torna útil para algumas aplicações que explicamos logo abaixo.

Box de vidro temperado para banheiro

O processo de envidraçamento mais realizado no Brasil é, sem dúvidas, o box de vidro para banheiro. Nessa aplicação, o vidro temperado também é o mais utilizado.

Item essencial para manter a água isolada na região do chuveiro, o box precisa oferecer segurança ao usuário.

Quantas vezes você já ouviu relatos de box quebrado e pessoas machucadas pelos cacos? Essa é uma história comum, mas que pode ser evitada com a escolha do tipo de vidro correta.

Além resistir a impactos até 5 vezes mais fortes, o vidro temperado se parte em cacos menos pontiagudos e menores do que um tipo comum.

É por isso que ele se torna a opção ideal neste tipo de aplicação.

Portas de vidro temperado

Mais uma aplicação muito presente na vida dos usuários, as portas de vidro também precisam oferecer máxima segurança ao usuário.

As pessoas passam por elas com muita frequência, as abrindo e fechando. Algumas vezes, podem ser manuseadas com mais ou menos força.

Diante desse cenário, acidentes podem acontecer e o vidro pode acabar sendo quebrado.

Por isso, uma maior segurança garantida pelo vidro temperado o torna excelente opção para esse tipo de aplicação.

Fachadas de vidro temperado

Você provavelmente já se deparou com uma fachada de vidro em uma loja ou outro estabelecimento comercial, não é mesmo?

Em alguns casos, dependendo da altura e do tipo de envidraçamento, os vidros temperados são escolhidos para compor algumas fachadas, principalmente quando a construção não é muito alta.

Mais uma vez a segurança das pessoas precisa ser colocada em primeiro lugar. Mais resistência e garantia de que, em caso de quebra, os riscos serão reduzidos.

Móveis com vidro temperado

As aplicações de mais vistas em móveis são nos tampos de mesa e balcões. Quando falamos de vidro temperado, isso se torna ainda mais frequente.

Em casos como esses, é necessário um tipo mais resistente para suportar o peso dos objetos que serão colocados em cima, garantindo sempre a segurança do usuário.

E o vidro laminado: onde usar?

Assim como o temperado, o vidro laminado também é considerado um vidro de segurança.

Composto por duas placas de vidro comum, unidas por uma película de Polivinil Butiral (PVB), ele faz com que, em caso de quebra, os cacos permaneçam grudados em uma peça única até que a troca possa ser realizada.

Suas características únicas o tornam ideal para algumas das aplicações que vamos citar a seguir.

Varandas e guarda corpos

O vidro laminado se encaixa em duas aplicações para varandas: o envidraçamento completo e nos guarda corpos.

A primeira é quando são colocadas diversas peças de vidro em trilhos para trazer a opção de abrir ou fechar o ambiente por completo.

A segunda, como o próprio nome diz, impede que pessoas ou objetos caiam do local.

Esse vidro é utilizado para, caso alguém se choque contra ele, impedir que o usuário atravesse o local.

Isso faz com que o guarda corpos e até o envidraçamento completo com vidro laminado sejam muito mais seguros do que com outros tipos de vidro.

Coberturas de vidro laminado

Assim como nas varandas, quando o vidro aplicado é o laminado, uma possível quebra pode não significar um perigo para as pessoas.

Ao contar com a união pela película de PVB, os cacos vão ficar seguros na peça e não vão se desprender, evitando, assim, que caiam nas pessoas que estiverem embaixo.

As coberturas de vidro vêm sendo muito utilizadas em diversos projetos. Sua aplicação, no entanto, precisa ser milimetricamente correta para reduzir ao máximo possíveis riscos de acidentes.

Fachadas de vidro

Quando falamos em fachadas só podemos pensar nos vidros de segurança.

O vidro laminado permite que sejam feitas algumas aplicações específicas, como, por exemplo, o Envidraçamento o Spider. Nele, a peça é presa apenas nas pontas.

Isso só é possível graças às especificidades e benefícios únicos do vidro laminado. No caso da utilização de outros vidros seria muito perigoso pelo risco de quebra falta de estabilidade.

envidracamento spider
Exemplo de sistema de envidraçamento Spider / Foto: Abravidr

Vidro insulado e seus benefícios

O vidro insulado é feito com duas peças de vidro, assim como o laminado. Sua principal particularidade, no entanto, é a maneira com a qual as duas peças são unidas: por um perfil de alumínio.

Entre um vidro e outro há o ar desidratado, que traz diversas características para o vidro insulado. As duas principais vantagens são o conforto térmico e o isolamento acústico.

Com isso, ele é aplicado em locais como:

Hospitais, laboratórios e clínicas

Locais como esses precisam oferecer a seus pacientes exatamente do que o vidro insulado oferece: menos ruídos vindos do ambiente externo e maior controle térmico do ambiente interno.

Por isso, hospitais, laboratórios e clínicas investem na aplicação do insulado principalmente em suas janelas e portas.

Estúdios de música

Os vidros insulados têm um ótimo desempenho acústico.

Uma vez que as ondas sonoras encontram muito mais resistência do que um vidro comum, o local pode aumentar o volume no ambiente interno e ter um baixo índice – ou até mesmo nenhum – de ruído passando para o local externo.

Na maioria das vezes, o estúdio conta com uma grande janela de vidro que conecta, visualmente, as pessoas que estão do lado de dentro com as que estão do lado de fora, conforme você pode ver na imagem abaixo.

Estudio-musica-vidro-insulado
Foto: Pinterest/WSDG

Vidro serigrafado: o coringa do seu projeto

Na construção civil o vidro serigrafado é uma das grandes novidades quando o foco é a estética. Ele passa por um processo de pintura que permite ousar no design com diversas cores e texturas.

Além disso, essa personalização pode ser feita em vidros temperados, aumentando ainda mais a segurança sem perder o requinte e estilo da peça.

Confira algumas das aplicações mais utilizadas com vidros serigrafados abaixo:

Portas e divisórias

Escritórios, lojas e outros ambientes comerciais geralmente têm um forte apelo pelo design e por expressar as cores da empresa.

Para isso, o serigrafado é uma ótima solução. Traz toda a utilidade de uma peça de vidro com o estilo que a marca quer transmitir em seus ambientes.

Paredes e móveis

O vidro é um dos materiais mais fáceis de manter limpo. Sua superfície aceita a maioria dos produtos de limpeza, além de ser extremamente lisa, dificultando o acúmulo de sujeiras.

Ao revestir as paredes com vidro, as opções de personalização se abrem em um leque quase infinito de possibilidades. Isso sem falar na elegância que o material já tem por si só.

Com os móveis, o caminho é o mesmo. Limpeza facilitada e ainda mais requinte ao ambiente, que ganha da maneira que o seu cliente preferir.

Onde encontrar os melhores vidros para construção civil?

Para entregar as melhores obras é necessário trabalhar com os melhores produtos e fornecedores.

Por isso, a Divinal Vidros está atuando desde 1953 no beneficiamento e distribuição dos melhores vidros planos.

Nosso princípio é sempre entregar o melhor para contribuir ao máximo para o mercado vidreiro e todos os profissionais da área.

Quer conhecer um pouco mais sobre os nossos vidros e espelhos? Entre em contato com o nosso time comercial clicando aqui.

Compartilhe:

2 Comentários - Escreva um comentário

  1. Cool! That’s a clever way of loiokng at it!

    Responder
  2. · Edit

    muito bom

    Responder

Comentários