Pergolado com vidro: qual é o tipo de vidro ideal para usar?

Há diversas formas de deixar o ambiente externo de um projeto mais bonito e agradável para a convivência. Uma delas, tendência entre arquitetos e engenheiros, é o pergolado com vidro.


Essa cobertura garante um espaço mais harmônico para as pessoas, além de trazer estilo e personalidade ao local.


Piscina, churrasqueira e até o jardim são alguns exemplos de locais onde a cobertura com pergolado de vidro ganham destaque.


A pergunta que fica é:
qual tipo de vidro se usa em cobertura de pergolado?


Ao longo deste texto, vamos trazer
informações e dicas que você precisa conhecer para trabalhar em projetos desse tipo.


Você está pronto para encantar seu cliente? Então acompanhe a leitura e aproveite o conteúdo.


O que é um pergolado com vidro?

Trata-se de uma estrutura de cobertura usada em ambientes externos, como jardins, varandas e áreas de convívio em casas e condomínios.


Colocada sobre o local, ela
mantém a luminosidade do espaço sem deixar de oferecer proteção solar. Ou seja, alivia o calor nos dias de muito sol sem perder a iluminação natural e, quando chove, também possibilita que as pessoas utilizem o ambiente.


Este tipo de estrutura vem sendo amplamente utilizada em projetos de arquitetura em todo o Brasil, principalmente pelo charme e as vantagens práticas que traz.


Dentre os modelos, podemos destacar escolhas de material, para a estrutura do pergolado com vidro, como:

  • madeira com vidro;
  • alumínio com vidro;
  • ferro ou aço com vidro;
  • concreto com vidro;
  • fechado com vidro.


Além dos citados acima, também é possível encontrar alternativas vazadas ou com outros tipos de cobertura. Essas, porém, não oferecem todos os benefícios da estrutura com vidro.


Qual é o tipo de vidro ideal para usar em pergolado?

Não há uma norma técnica específica para o pergolado, mas os especialistas confirmam que o ideal é o uso do vidro laminado, conforme determina a NBR 7199. Essa norma detalha a utilização desse tipo de vidro de segurança para telhados e pode ser seguida quando o assunto são as coberturas.


O uso do laminado proporciona
conforto térmico e acústico, além de prover a segurança necessária. Em caso de quebra, os cacos não cairão sobre o local.


A película de
PVB interna previne que a alta temperatura seja um incômodo. Devido às características desse material, mais de 99% dos raios UV são bloqueados, e o ambiente se torna ainda mais agradável mesmo em dias de muito calor.


Os benefícios do vidro laminado na cobertura para pergolado:


  • mais segurança – em casos de quebra, os cacos ficam presos à película;
  • conforto térmico mesmo em dias de muito sol;
  • alívio acústico – som da chuva não vai incomodar no ambiente interno.


Tipos de pergolado com vidro: 5 exemplos para você se inspirar

Agora que você já conhece mais sobre a cobertura de vidro para pergolados, vamos trazer alguns exemplos da construção civil para ajudar a inspirar o seu projeto.


A
combinação do vidro com outros materiais te proporciona diversas possibilidades para encantar o seu cliente e tornar o local ainda mais charmoso.


Pergolado de madeira com vidro


Fonte: Tuacasa.com.br


Essa é uma das nossas opções preferidas quando falamos de projetos residenciais. Com uma
estrutura mais rústica feita de madeira, pode ser aliado a um deck de madeira ou outros objetos para harmonizar e tornar o ambiente mais vistoso.


O pergolado é uma estrutura em que o vidro pode ser combinado para não se perder a iluminação, mas também funciona como ótimo aliado estático.


Combiná-lo com uma área gourmet, como uma churrasqueira, por exemplo, também é uma boa ideia para trazer conforto e proteger os convidados contra a chuva e o vento.


Pergolado de concreto com vidro

Fonte: Instagram/@favarojrfotografia


Pode ser usado em projetos de edifícios executivos e residenciais também. Neste caso, o
pergolado de concreto com vidro foi combinado a uma área externa descoberta e a um guarda corpo em uma varanda com toque moderno e estiloso.


A estrutura de concreto pode ser feita junto à estrutura ou anexa ao local, como a da foto acima. Ambas vão ter uma durabilidade muito boa, assim como os vidros usados na estrutura.


Pergolado de ferro ou aço com vidro

Fonte: Andréa Gonzaga Arquitetura


Esta é uma opção para aqueles que querem resistência e modernidade, mas sem utilizar o concreto. Logo, uma estrutura de ferro ou alumínio aliada às placas de vidro são a solução no pergolado.


Nesse exemplo, uma casa de praia, a arquiteta Andréa Gonzaga ainda adicionou cortinas horizontais à cobertura de vidro, tornando um espaço gourmet estiloso ,integrando os ambientes.


Pergolado de alumínio com vidro

Fonte: Pinterest/WestWing


Em vez de utilizar ferro ou aço, muitas pessoas preferem utilizar esquadrias de alumínio para os pergolados em locais com forte incidência do clima.


O material é capaz de resistir às adversidades do clima – chuvas e muito sol – sem se desgastar tanto,  mantendo sua durabilidade.


Pergolado fechado com vidro

Fonte: Andréa Gonzaga Arquitetura


Os pergolados fechados com vidro são uma opção para ter mais intimidade no ambiente, podendo se isolar do espaço externo mantendo a iluminação e a vista e a integração do espaço interno e externo.


Neste projeto, também assinado pela arquiteta Andréa Gonzaga, vemos uma jacuzzi situada em um pergolado fechado com vidro temperado.


Essa alternativa reduz a exposição à chuva ou à alteração brusca de temperatura externa com fechamentos laterais em vidro. Geralmente, são utilizadas placas móveis para possibilitar abertura quando necessário.


Os benefícios da cobertura de vidro para pergolado

Quem opta pelo pergolado busca por diversos benefícios práticos e estéticos.


Seja para aproveitar um espaço externo ou mesmo para trazer sofisticação ao ambiente, o objetivo conta com vantagens muito interessantes para qualquer projeto desse tipo. Algumas delas são:

  • baixo custo;
  • valor agregado;
  • montagem rápida.


A cobertura do pergolado, entretanto, pode ser feita de diversos materiais além do vidro: policarbonato; bambu; madeira; tecidos de algodão; lona; varas ou troncos de eucalipto; entre outros.


Por que escolher o vidro, então?


Vidro ou policarbonato?

O vidro tem maior resistência à abrasão, sofre menos desgaste decorrente das condições climáticas e dos processos de limpeza. Ele também apresenta maior durabilidade.


O policarbonato, por sua vez, tende a perder a transparência com o passar do tempo, além de não oferecer o mesmo conforto térmico e acústico do vidro.


Vidro ou bambu?

O bambu é vazado. Ou seja, em caso de chuvas, não protege da mesma maneira.


Esse tipo de cobertura também não é tão resistente como o vidro e deixa a desejar quanto o assunto é proteção contra os raios UV.


Vidro ou lona?

A lona não dá tanta elegância para o projeto como o vidro. Fora isso, não garante nenhuma proteção contra calor e sons, além de poder se rasgar e soltar com facilidade.


Onde encontrar vidros para pergolado?

Para entregar os melhores resultados em projetos é preciso trabalhar com os melhores materiais. Nós, da Divinal Vidros, oferecemos o que há de melhor em vidros e espelhos para todo o Brasil.


Conheça nosso portfólio de produtos ou entre em contato com a nossa equipe comercial para saber como podemos te ajudar a entregar um projeto incrível em sua próxima obra.


Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: